3comentários

Conheça Enfojer: o ampliador fotográfico portátil!

por em 10/09/2013
 

Outro dia a leitora e ex-aluna Gabi Carneiro publicou uma parada no Facebook que me deixou intrigado. Parecia uma mistura de ampliador fotográfico com casinha da Barbie. Fui fuçar, e descobri uma das coisas que certamente estará na minha lista de compras de 2014.

Enfojer é um mini ampliador analógico (se não sabe o que é isso, dá uma olhada aqui, e aqui) em miniatura, que amplia, à moda antiga, fotos que estão no seu smartphone, e – TADÁAAAA! – Fotos em negativo! Ele ainda é um projeto, e está no site Indiegogo (que funciona igualzinho ao seu primo mais famoso, o Kickstarter), e pede na colaboração de todos pra conseguir produzir o troço e vender. Eu, aliás, já deixei dez dólares por lá (infelizmente não to com grana no momento pra pagar 250 dólares pelo kit completo agora, mas espero ter em 2014).

Olha só (que barato) o vídeo de demonstração:

A ideia, na verdade é beeeem simples: uma fonte de luz (o smartphone) que projeta a imagem através de um jogo de lentes no papel fotográfico que, então, é sensibilizado. Como a fonte de luz é mais fraca do que a dos ampliadores tradicionais, o tempo de exposição parece ser enormemente maior do que a de uma ampliação normal (como dá pra ver no vídeo), o que não é problema nenhum.

Mas o mais legal é você usar seu celular como fonte de luz e colocar um negativo pra ser ampliado. Aí sim a brincadeira fica legal! :-D

Enfim, isso é um “suck it!” pra galera que acha que a tecnologia é a maior inimiga do analógico (na fotografia). É, aliás, um belíssimo casamento, que traz o charme das ampliações de volta pra casa dos amadores (sem a necessidade de um quarto inteiro só pra isso) e acrescenta um prazer analógico à fotografia digital (permitindo ampliações em papel fotográfico de fotos de iPhone).

E, sim, esse projeto se parece com o scanner de filme da Lomography, e com o Instant Lab da Impossible… mas é muito, muito mais legal! :-P

E ai, vai ajudar os caras? O link é esse aqui, ó:

http://www.indiegogo.com/projects/enfojer-portable-smartphone-photographic-enlarger

 

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • joaquim
    26/03/2016 em 3:42 pm

    ola, com essa enfojer consigo fazer copias 30×40, e qual o preco , desde ja agradeco.

    Responder

  • belkwon
    22/10/2013 em 7:25 pm

    DEMAAAAIS!!
    Pena o tempo de contribuição já acabou haha

    Responder

  • Clodoaldo
    10/09/2013 em 2:31 pm

    Muito interessante a ideia dos caras, espero que vingue, seria muito interessante poder ampliar principalmente os nossos negativos, ainda mais onde não se encontra laboratório para revelar e ampliar filmes P&B…

    Responder

Deixa aí seu comentário!