1comentário

Hangar 115: a maior câmera pinhole do mundo!

por em 16/09/2013
 

Sim. o nome da câmera é literal. A maior câmera pinhole do mundo é (ou foi) um hangar inteiro.

O_o

A brincadeira, que de brincadeira não teve nada, aconteceu em 2006. Um grupo de seis artistas do grupo denominado “Legacy Project” e um exército de assistentes voluntários transformaram um hangar abandonado, que anteriormente abrigara jatos F-18, na (aposentada) base militar de El Toro, Califórnia (EUA) em uma absurdamente gigante câmera pinhole. Em seguida, penduraram um absurdamente grande pedaço de musselina de 10 metros de altura por 33 metros de largura, sensível à luz, no teto do hangar.

Em julho de 2006, o tecido foi exposto à luz através de um buraco de 6 milímetros, durante 35 minutos. O resultado foi chamado de A Grande Imagem (ou A Grande Foto, tradução livre do original The Great Picture).

Em setembro de 2006, “The Big Picture” foi exposta publicamente na Faculdade de Arte e Design de Pasadena, em um prédio muito similar ao que foi usado para se fazer a foto.

Se gostou e quer mais detalhes, como a solução pra tornar o tecido sensível à luz, os caras produziram, na época, esse video, que conta os detalhes da loucura façanha.

 

 

3737E, se quiser ler a história inteira, pode ler aqui, ou comprar o livro, resultante da experiência, aqui.

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!