9comentários

Já viu o desenho do Pateta Fotógrafo? Isso sim é vintage!

por em 22/09/2013
 

Poucos filmes para cinema ou TV retratam tão bem a realidade de um fotógrafo amador (nesse caso, de um fotógrafo amador da década de 1950) como o desenho acima, conhecido no Brasil como “Pateta Fotógrafo”. Nele, sofremos junto com o Pateta todos as dores de se começar a fotografar, incluindo o suspense de se colocar um filme 120 em uma câmera, a dificuldade de se encontrar o que fotografar nos primeiros momentos, e, é claro, o consumismo que nos faz comprar montes de coisas das quais não precisamos.

Esse desenho fez parte da infância de muita gente, que eu sei, e resolvi postar aqui porque acho que quem nunca viu esse desenho na TV em uma manhã de domingo dos anos 80 ou 90, merece ver aqui, numa tarde de domingo no Queimando Filme.

Sem mais palavras, fiquem com o Pateta, e divirtam-se ;-)

http://youtu.be/Csa3YLBDkjE ]

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • Lanna
    02/10/2013 em 4:42 pm

    Acabei de assistir!

    E as piadas são MUITO atuais, estou impressionada, hahahahaha.

    Responder

  • Gabri Leican
    29/09/2013 em 12:26 pm

    Olá andré ;) Tenho uma camera de 35-mm e quando acaba o numero de poses dela, eu deixo o rolo dentro dela, pois não sei tirar ,tenho medo de perder as fotos, falaram que não pdoe abrir sobre a luz do sol. Eu vou revelar em outro laboratório e o que eu revelava nunca me deu nenhum potinho, como faço agora? Enfim, me ajude. Quando acaba as poses o que eu faço? Tem que rebobinar? Ai para tirar o filme la de dentro? Quais os cuidados devo tomar? SOCORRRRRRRRRROO!!!!!!!!!!

    Responder

    • 29/09/2013 em 4:00 pm

      Oi Gabri! Em primeiro lugar, caaaalma… :-) vai devagar que você entende tudo aos poucos.

      Sim, você tem que rebobinar o filme quando ele acaba antes de mandar revelar.

      Não, você não pode abrir a câmera com o filme desenrolado dentro dela. O filme é sensível à luz (por isso a luz que entra pela lente forma a imagem) e, se for exposto a luz de forma exagerada, como abrir a tampa com o filme dentro da câmera, ele estraga.

      Agora, pra te tranquilizar, sugiro você procurar alguém, um parente, amigo da família, professor… Alguém que tenha mais de 30 anos que que tenha usado câmeras analógicas antes das digitais existirem. Pra essas pessoas, câmeras assim eram coisa comum, e com certeza eles vão poder te ajudar.

      De qualquer forma, você pode contar com a gente aqui no Queimando Filme. Mas explicar certas coisas sem ser pessoalmente é beeeem difícil… Hehehe….

      Bjs!

      Responder

  • Carol
    28/09/2013 em 10:27 am

    André tenho uma olympus trip 35, só que fui colocar filme nela e a moça falou que a parada que faz o filme rodar estava entalada dai nao dava para ser usada. Você sabe se tem concerto para isso? E será mais ou menos quanto? Muito obrigada pela atenção, belíssimo site.

    Responder

    • 28/09/2013 em 11:22 am

      Oi Carol! Olha, se tem conserto ou não, só um técnico pode dizer, viu… mas eu, sem dúvida, levaria em um em sua cidade, pra dar uma olhada e fazer um orçamento. Pode ser bem caro, mais caro do que você pagou na câmera, ou pode ser uma poeirinha que o cara limpa na hora :-)

      Responder

  • Amanda
    27/09/2013 em 1:03 pm

    Ola André, tenho 14 anos, sou novata nesse mundo analógico, enfim. Tenho uma depla motor 35 big view, gasto 40 reais para revelar e o filme é de 35-mm. Eu nao sei colocar o filme, nem tirar, tenho medo até de rebobinar quando mando para revelar, peço para eles fazerem isto (Não ria, ahahea) Eu ganho sempre os negativos num saquinho, tem como eu depois scannear esses negativos? Ou se eu for scannear ficara negativo? Eu n sei o que eu faço ou farei um dia com os negativos, deixo- os guardados, numa gaveta e eu nunca ganho o filme nem o potinho, tipo fica com eles la, tem algum problema?! Enfim muito obrigada (:

    Responder

  • 23/09/2013 em 4:54 am

    Olá pessoal. Segue o link do desenho dublado. PS: alguém aí usa alguma Kodak Brownie como a do Pateta?

    Responder

  • Rose
    22/09/2013 em 12:48 pm

    que coisa boa. Cinquentona que sou, vi esse desenho muitas vezes na minha infância. Alegrou meu domingo.

    Responder

Deixa aí seu comentário!