5comentários

Agfa Jsolette Late Model: quais são as chances…

por em 27/09/2013
 

Qual a chance de uma câmera Alemã do pós-guerra cair no colo de um brasileiro em 2013? Pois é aconteceu com um amigo de um amigo meu comigo!

Um dia recebi um aviso de um grande amigo que ele tinha um presente para mim. Fiquei curioso e quando ele me deu a joia eu fique extremamente feliz! Era uma Agfa Jsolette Late Model. Este modelo foi produzido de 1946 até 1950 pela Agfa. Você encontra modelos mais antigos com a mesma grafia e depois com a grafia que ficou: Isolette. Tem até um modelo de 1936 chamada Isorette.  Esta diferença de nomes se deve a uma maneira antiga de se escrever o I (i maiúsculo) em alemão que ficava como J (j maiúsculo, bom aqui você já sabia, né?).

Ela é uma câmera de fole dobrável que usa filmes 120 com quadros de 6×6. Este modelo possui vários tipos de lente como Agnar f/4.5, Apotar, Solinar, Prontor, Prontor-S ou Compur-Rapid. A minha possui uma lente Apotar 4.5 com obturador Prontor-S (velocidade de 1 até 1/300 e B, possui também timer).

Vários modelos de outro fabricantes foram copiados baseados nela, como por exemplo a Adox Golf S (eu tenho uma perfeita e é muito legal para fotografar vintage, mas esta é outra história).

Mas como ela veio cair no meu colo? Calma! Tem uma história interessante.

Este amigo meu tinha um tio que era motorista de ônibus no interior de Minas Gerais e um dia alguém esqueceu a dita cuja. Ele achou e colocou em uma gaveta e ela ficou esquecida por 30 anos. O homem morreu e ninguém se lembrava mais do caso.

Este amigo meu viu um post que eu fiz no Facebook sobre uma campanha de doação de câmeras que um site (acho que acessado por pelo menos 30 28 pessoas chamado Queimando Filme) e, em visita aos parentes em Minas Gerais viu uma câmera que era do avô (que ele guardou para ele :P) e pediu para ficar com ela. Quando ele fez isto, uma tia disse: já que você gosta de tranqueira velha, leva esta aqui também! Pimba, a câmera seguiu o seu caminho! Daí para a minha mão foi um pulinho.

Ela está velhinha, com vários vazamentos de luz e com algumas peças soltas, mas mesmo assim resolvi queimar um filme para ver como ela estava. E não é que a danada ainda tinha potencial?

Pois é, agora eu tenho uma joia que viajou o mundo e caiu em minhas mãos. Penso até em restaurá-la, mas tenho outras na fila.

Você gosta também de ter câmeras bem antigas e testar para ver se ainda funciona? Esteja preparado para se impressionar ou desanimar, mas a diversão é garantida!

Veja abaixo os resultados que eu obtive.

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • Gabriel
    08/10/2013 em 12:04 pm

    Meu avô era jornalista e tem uma dessa. Como tenho uma mini coleção de câmeras fui a casa dele “caçar” essa joia que eu brincava quando criança (doí até lembrar disso). Cacei, achei uma Pentax, uma Zenit e uma Yashica, e nada de achar a Agfa. Mas ainda estou na odisseia. Segundo ele ainda está lá no meio dos jornais antigos. hahahah

    Responder

  • Luiz Henrique Carneiro
    02/10/2013 em 8:43 am

    Esta semana peguei minha primeira câmera com fole, uma Franka Solida JR, era de um conhecido, como ele trabalha com cenografia alguém deu a ele para usar em algum projeto, mas ele tem uma queda por castiçais, e eu tinha um par que salvei de uma caçamba de entulho, mostrei a ele, ele se apaixonou a troca foi ótima para ambas as partes, e mais uma câmera alemã do pós guerra cai no colo de um colecionador em 2013
    rsrsrs

    Responder

  • Dennys
    28/09/2013 em 11:35 am

    também possuo uma dessas, mas hoje em dia está servindo só como decoração.

    Responder

  • Domingos
    27/09/2013 em 11:39 am

    Olá Marcos! Reparei algumas manchas nas suas fotos, umas bolinhas e uns números… que filme você utilizou para fazer essas fotos??? Foi um shangai GP3 asa 100?
    Cara, se foi esse, eu preciso muito trocar infos sobre o mesmo! rs… estas bolinhas são normais?
    Qualquer coisa, para não desviar o foco deste post nos comentários, pode me responder por email: flickr_domingos@yahoo.com.br
    Valeu!
    Abs,
    Domingos.

    Responder

    • Marcos Nava
      27/09/2013 em 11:48 am

      Domingos,
      É exatamente este o filme. Além disso ele é vencido.
      Creio que isto ocorre por causa de estar vencido, mas já vi isto acontecer com outros filmes da Lomography vencidos (Este shangai GP3 100 é o B&W da Lomography).
      No começo eu fiquei grilado com isto, mas com o passar do tempo nem liguei mais. Uma coisa que eu observei é que as fotos que ficaram meio sub-expostas geraram mais estas marcas que as que ficaram sob-expostas, mas teria que testar para ver se isto realmente confere.

      Responder

Deixa aí seu comentário!