0comentários

QF Retrô: Top 20 dos 700 posts já publicados!

por em 28/09/2013
 

Foto acima de Gabriela Paula Gonçalves

É isso aí, galera… setecentos postzinhos publicados no Queimando Filme. Parece que foi ontem que o primeiro foi ao ar… mas, enfim, não foi.

Quando vi esse número, achei que seria legal a gente listar aqui algo meio assim retrospectiva, mas que fosse legal, útil. Daí surgiu o óbvio: o Top 20 posts mais lidos de todos os tempos no QF, com comentários. Assim, você com certeza acaba lendo alguma coisa que nunca tinha lido (eu DUVIDO que você tenha lido todos os posts da lista ;-)

Sem mais delongas, vamos à lista. Ao lado de cada nome você encontra o número de visualizações desse artigo, e a data de sua publicação.

20. Dez fotógrafos que você deve evitar – Parte 1 de 2    (4,347 – 05/04/2012)
Na lanterninha da lista, mas ainda assim tirando onda com os outros 680 posts que não entraram na lista, um dos posts mais irônicos do QF (na verdade uma tradução) e um dos meus preferidos. O mais engraçado é que a parte 2 nãoi está nem entre os Top 40 mais acessados. Acho que a galera não achou tanta graça assim…

Foto por XCALC

Foto por XCALC

19. A regrinha Sunny 16, ou “tudo que você precisa saber pra sua foto não sair escura”    (4,366 – 09/02/2012)
A regrinha Sunny 16 é uma das coisas mais fantásticas da fotografia, e eu queria muito saber quem criou ela pra dar um beijo um prêmio nessa criatura linda de deus. Esse post é um dos mais acessados através de buscas no Google, o que mostra que, felizmente, tem gente aprendendo esse salva-vidas da fotografia analógica com a gente ;-)

18. Montando um laboratório de revelação em casa – Parte 1 de sei lá quantas…    (4,767 – 02/03/2012)
Pois é… uma das séries que gerou mais expectativa, que gerou uns quatro posts, mas que nunca terminou. Afinal, nunca montei meu lab em casa… o motivo? Tenho que confessar: preguiça: descobri que gosto mais de digitalizar e tratar do que de revelar. Não me entendam mal. Já revelei muuuitos filmes na vida, no colégio (tinha um clobe de fotografia… legal,né?) e na faculdade. Mas hoje em dia perdi o saco. Mas ainda acho que todos devem experimentar essa prática. Portanto, faça o que eu digo, e não faça o que eu faço :-D

17. Manuais de Câmeras Antigas    (4,892 – permanente)
Essa é a primeira (ou última?) página fixa a aparecer na lista. Sim, eu mantive páginas no Top 20 porque, apesar de não serem posts, são muito, muito procuradas e visitadas. Essa página lista sites onde você pode fazer donwloads. Essa página deveria estar no topo da lista, já que a maioria das perguntas que recebemos são de dicas de como funcionam as câmeras. Ora bolas… read the fuck´n manual, gente! ;-)

16. Blablablá Polaroid… mas o que dá realmente pra comprar hoje em dia?    (4,987 – 13/12/2011)
Começou. Esse é o primeiro post da lista que fala sobre Polaroids e afins. Polaroid é algo que voltou à moda e parece que não sai mais. O resultado é que boa parte dos posts da lista são sobre câmeras instantâneas. E – pasme – os termos “polaroid” e similares o não trazem mais acessos ao site do que buscas por “queimando filme” e “queimando o filme”… :-D

15. E o Filme 120?    (5,215 – 29/11/2011)
Esse post eu adoro. Ajudou muita gente a perder o medo do “filme daquele rolo grande”, e ainda ajuda. Foi o primeiro sobre esse formato, mas ainda é meu preferido…

14. Então É Pra Comprar Um Scanner de Filme? Yep!    (5,221 – 30/11/2011)
Outro post que gerou muitos outros depois. Mas é o meu preferido por fazer as pessoas pensarem na possibilidade de digitalizar em casa e, dessa forma, terem mais controle sobre seus processos fotográficos.

13. Adaptador fisheye: uma solução econômica!    (5,372 – 27/06/2011)
Post do colaborador luso e correspondente internacional Diogo G. O que acho mais legal no post é que ele cita a criação “recente” do Grupo QF no Facebook. Na época, em 2011, ele era minúsculo. Hoje já conta com quase mais de 3000 participantes! :-D

12. Extra! Extra! Fuji começa a vender Instax no Brasil!    (6,048 – 16/08/2012)
Engraçado como um post noticioso, que teoricamente só teria valor na época em que foi postado continua sendo super visto até hoje. Motivo? A tal moda por Polaroids e similares, é claro…

Foto por Julian Eilert

Foto por Julian Eilert

11. Campanha “Eu quero a câmera que está pegando poeira no fundo do seu armário!”    (6,444 – 04/03/2012)
Essa campanha é um orgulho pra mim. E fico ainda mais feliz vendo, até hoje, quase um ano e meio depois dela ter sido idealizada e lançada, pessoas falando dela, usando as peças que os designers fizeram, e contando que ganharam câmeras por causa dela. Estou me devendo uma revitalização da campanha a meses, mas a falta de tempo não deixa… mas que bom que isso não a impede de ficar viva pelas internets afora ;-) <3

10. Câmeras Rangefinder. Saiba o que são, e o que elas têm de tão legal assim…    (6,451 – 01/02/2012)
Post do Luiz Fellipe, um dos primeiros colaboradores do QF. Ainda é uma referência quando as pessoas querem entender o que é e como funciona uma Rangefinder. #adoro!

09. Ok, vou comprar um scanner… mas qual?    (6,466 – 26/06/2012)
Mais um post feito pra responder perguntas que as pessoas faziam (e ainda fazem) sem parar por email, por Facebook, por Twitter… nesse post, mesmo que como entrevistado, estreou o colaborador Rodrigo Netto, falando sobre digitalização, que é sua especialidade.

08. Semana Polaroid #5: E a Fuji Instax?!    (6,580 – 06/07/2012)
Olha as Polaroids aí de novo… de toda a Semana Polaroid que fizemos em julho de 2012, o post que mais bombou, e bomba até hoje é o da Instax. Talvez por causa do lançamento dela no Brasil, que aconteceu poucos meses depois desse post do Diogo G.

07. Lojas, Laboratórios e Manutenção de Câmeras    (7,124 – permanente)
Outra página de “utilidade pública” do QF. Que bom que ela é bem acessada. Porque a galera tá sempre pedindo dicas de onde revelar, e essa página é pra isso… :-) Essa página, aliás, nem existe mais. Ela foi dividida em três páginas diferentes, como você pode ver nos menus aqui do site…

06. Onde Comprar    (7,126 – permanente)
… aliás, essa é uma dessas novas páginas que substituem a #7 da lista. que bom que ela tá com mais acessos do que a antiga, né? :-)

05. Veja o que uma lente 50mm f/1 (sim, abertura um ponto zero) faz por você    (7,282 – 17/12/2012)
Um dos posts mais compartilhados que já vimos. Acho que teve até gente famosa compartilhando, porque ele bombou MUITO na época… a galera curtiu horrores o DoF e o Bokeh dessa lente…

04. Light Painting, ou “um quarto escuro, uma câmera e seu celular”    (8,419 – 23/01/2012)
Tem posts que a gent4e escreve sem a menor pretensão de fazer algo que se torne uma referência ou coisa do tipo. E, na minha lista de posts, esse é o menos pretensioso que já fiz. Mesmo assim ele foi parar no Top 5 de todos os tempos do QF! Quem diria, hein?

03. Campanha “Quero Sua Câmera Velha”    (10,794 – permanente)
Felicidade pura de ver a página da campanha em terceiro lugar. É… eu realmente to precisando dar uma rebootada nessa campanha. Tem muita gente querendo câmera, e muita gente com câmera pegando poeira no armário…

02. Câmeras Polaroid: conheça, entenda, escolha a sua.    (27,484 – 16/03/2012)
Olha a Polaroid no topo da lista (ou quase)… eu falei que tava na moda, não falei? :-)

01. A super lista de documentários e séries sobre fotografia    (28,896 – 01/08/2013)
E o primeiro lugar fica pro post que escrevi mais rápido na vida! Impressionante como a galera gosta de uma lista, né? Pena que não gosto de posts de litstas… OH WAIT! Esse post aqui É um post de lista!

Bom, galera, é isso… espero que tenham gostado da lista, encontrado posts que nunca tenham visto, matado saudade de posts clássicos e coisa e tal.

Até a próxima lista! Quem sabe nos 800 posts publicados? :)

 

 

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

Seja o primeiro a comentar!
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!