2comentários

Shironeko Holga: uma câmera para fotografar gatos

por em 12/10/2013
 

Foto: Shironeko Holga por Joz3.69

Sabe aquele momento em que a pessoa que você está esperando avisa que vai atrasar e você não tem o que fazer? Pois bem, recentemente isso aconteceu comigo. Como eu estava na Avenida Paulista, acabei me enfiando na parte de artes da Livraria Cultura do Conjunto Nacional e fui caçar algo para ler. Entre o vai e vem nas prateleiras, bati o olho em um livro de toy cameras e decidi que seria ele a leitura daquela tarde.

Folheando o livro, vi vários modelos que eu já conhecia (LEGO Camera, Fisheye No.2, LC-A, Holga), então eu meio que “batia o olho” e passava para a próxima. Só queria saber das desconhecidas, alguma que fosse curiosa o suficiente pra chamar minha atenção. Dentre elas, um dos modelos que me chamou a atenção foi justamente uma Holga. Com a exceção de que não é bem uma Holga, só leva o nome de Holga. :D

shironekoholga_04

A Shironeko Holga segue uma linha bem japonesa de toy cameras, toda cheia de frufrus desenhos na parte externa, além de adornos eletrônicos como sons e luzes para chamar a atenção de gatos e fazer eles olharem para a câmera. O mais legal é que no livro, o autor ainda cita que a câmera funciona bem em cachorros e humanos, já que todo mundo é meio curioso. Imagina a cena: você no metrô, dormindo e babando pensando na vida e, de repente, um troço fazendo barulho de gato e piscando luzes tá apontado pra você. Exótico, no mínimo. Ah! E por falar em exótico, saca só a caixa em que a câmera vem:

shironekoholga_02

 

shironekoholga_03

 

A objetiva da câmera é um ponto interessante: ela é uma 35mm f/8 que, apesar da abertura fechada – e fixa -, proporciona um DOF curto. Ou seja, suas fotos provavelmente sairão com o fundo desfocado, visto que a distância mínima de foco é 30cm e ele não alcança o infinito, como a maioria das toy cameras. A câmera ainda conta com flash embutido e utiliza filmes 135 (popularmente conhecido por 35mm).

shironekoholga_01

No mais, buscando informações para o post sobre a câmera, me deparei com o blog fieldguided, da canadense Anabela, que foi hiper simpática e autorizou o uso das imagens que ela usou para falar da câmera aqui nesse post. Todos os créditos vão para ela, inclusive o do vídeo abaixo.

E ai, gostou? Então, da próxima vez que você for fotografar um gato (ou cachorro ou pessoas mesmo), lembre-se de ter uma dessas à mão. ;)

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!