6comentários

Limpando câmeras clássicas com o JCH (Parte 1 – Exterior)

por em 22/10/2013
 

Recentemente publicamos um tutorial de limpeza de câmeras disponibilizado pelo site Make Good Cameras. Pois bem. Acho que o Bellamy, do site Japan Camera Hunter (JCH), também viu, e – como ele mesmo diz – achou que podia fazer um melhor. Pois bem, cá estamos então pra mais um tutorial de limpeza de câmeras, dessa vez mais completo e detalhado, traduzido diretamente do japancamerahunter.com, em um texto delicioso e cheio de histórias  ;-)

Como o tutorial é bem grande e completo, será dividida em duas partes: exierior (esse post) e interior (post de amanhã) da câmera.

Fala Bellamy!

Essa é minha câmera. Existem muitas como essa, mas essa é minha. Minha câmera é min ha melhor amiga. É a minha vida. Eu devo dominar ela como domino minha vida. Minha câmera, sem mim, é inútil. Sem a minha câmera, eu sou inútil. Eu devo disparar minha câmera com firmeza…*

JCH

Post originalmente publicado no site Japan Camera Hunter

Muitos de nós consideram suas câmeras como extensões de si mesmos. Por isso mesmo fico muito surpreso ao ver as pessoas sendo tão descuidadas com seu equipamento. Limpar lentes com camisetas, deixar a câmera na prateleira por meses, esquecendo de tirar as baterias na hora de guardar, a lista é longa.

Cuidar da sua câmera não deve ser algo cansativo. Ao contrário, deve ser algo relaxante e que te ajude a entender ainda melhor como seu equipamento funciona. Se sua câmera está limpa, você vai estar em uma situação muito mais apropriada pra fazer aquela foto.

Limpeza de câmeras é, na verdade, um dos motivos de eu ter entrado na fotografia.  Muitas luas atrás, o jovem JCH descobriu que seu pai tinha uma Minolta XG-1 e um monte de lentes guardadas no armário (se não me engano, eu estava brincando de esconde-esconde quando as encontrei). Eu fiquei fascinado pela câmera e s0bre como aquelas peças podiam ser unidas e separadas. Mas a coisa toda estava empoeirada e melada. Foi então que o JCH Pai me disse que eu poderia usar a câmera se eu conseguisse limpar e cuidar da câmera. Bom… foi o que faltava, Eu estava dentro. Eu limpei e limpei a câmera até que ela estivesse brilhando, e a usei por mais de dez anos depois disso. Eu ainda tenho essa câmera e ela ainda funciona. Foi assim que tudo começou pra mim e isso realmente me deu uma boa base pra manter minhas câmeras sempre tinindo.Com o passar dos anos eu perdi a conta de quantas câmeras eu limpei. Mas eu ainda me lembro daquela sensação de fazer de tudo pra que aquele equipamento, aquela máquina estivesse completamente livre da poeira e funcionando perfeitamente.

Eu ainda separo um tempo pra sentar com as minhas câmeras e me certificar de que elas estão limpas e funcionando bem. E você deveria fazer isso também. Portanto, aqui vai meu guia para limpeza da sua câmera. Esse guia funciona para todos os modelos de câmeras clássicas (a não ser pras feitas de madeira, que são algo completamente diferente). E muitas das dicas são boas também pra câmeras digitais modernas. Mas se você estiver procurando sobre limpeza de sensores, sinto muito. Disso eu estou por fora.

Esse é meu guia, e eu não vou ficar falando que ele é “o melhor” ou “o guia definitivo”, porque ele não é. Isso é o que funciona pra mim.

2

Bom, aqui vão as coisas das quais você vai precisar:

– Uma câmera: (duh!)
– Bombinhas de ar (dusters): use dois diferentes. Um pra poeira poeira em geral e outro pra pontos específicos. O tamanho do bico é diferente assim como a pressão do ar. Se você tem um daqueles horrorosos cinzentos com um pincelzinho na ponta, sinta-se envergonhado. Mas não se intimide. Gaste uma graninha em um kit de limpeza descente e pronto.
– Uma toalha de mão macia: você vai usar isso pra limpar as partes de couro da câmera.
– Paninho de microfibra (sem estampas): esse é muito importante, já que a microfibra limpa sem deixar marcas. Você vai usar ele tanto no corpo quanto nas lentes.
– Lenços de limpeza que não desfiam (“lint free”): esses também são bem importantes. Eles são feitos pra limpeza de câmeras e não arranham as lentes, como os lenços de cozinha ou papel higiênico fazem.
– Camurça: muito bom pra limpeza do couro da câmera.
– Cotonetes: bons, baratos e incrivelmente úteis.
– “Palitos” especiais para limpeza de câmeras (“camera clieaning buds”): você consegue eles em lojas especializadas. Eles têm pontas ótimas pra entrar nas menores ranhuras e cantinhos.
– Sopa mágica para limpeza de câmeras: na verdade, trata-se de água com sabão. Água, e um pouquinho de sabão apenas.
– Líquido de limpeza de lentes: eu uso tanto o com álcool quanto o sem álcool. Vocês vão ver porque.

3

Limpando o Exterior: 

Nesse tutorial, estou usando uma linda QL17 que não funciona mais. Ela andou acumulando poeira, e achei que seria uma boa candidata pra mostrar pra vocês como eu limpo minhas câmeras. Essa aqui está empoeirada, com sujeira de anos acumulada, manchas nas partes de metal e um couro imundo. Mas nada disso importa, porque tudo isso pode ser limpo. Uma pena ela não poder ser colocada pra funcionar novamente.

4

Então vamos começar. Pra começar, gosto de dar um passeio pela câmera com a bomba de ar grande assoprando o máximo de poeira que conseguir. Faça isso com calma e passeie várias vezes pelo corpo da câmera. É mais fácil fazer isso com a bombinha do que com um pano, porque o pano pode arrastar ou empurrar a poeira pra lugares onde vai ser muito mais difícil de limpar depois. Se você tiver uma lata de ar comprimido, pode usar ela. Mas ela extremamente incorreta, ecologicamente falando, e algumas vezes o propelente pode sair e congelar a superfície que está sendo limpa. Não é legal.

5

Agora que eu soprei o máximo de poeira possível, pego alguns lenços de limpeza e uso eles pra limpar o resto. Acho eles melhores do que uma flanela, já que eles atraem poeira. Estamos falando de lenços, e não de “papéis de limpeza”. Existe uma grande diferença em termos de qualidade. Se você está investindo um bom dinheiro na sua câmera, você deve a si mesmo um investimento maior em material de limpeza. Você pode, nesse caso aqui, usar também o paninho de microfibra. Mas eu prefiro os lenços.

6

Agora eu quero deixar o corpo da câmera bem limpo e brilhando. Pra isso uso o liquido de limpeza de lentes com álcool. Existem trocentas marcas diferentes, mas todos são basicamente álcool etílico ou algo parecido. Ele evapora rápido e é muito bom pra dissolver graxa e sujeira grudada. Eu uso cotonetes primeiro pra dar uma geral na câmera. Tomo cuidado especialmente com os cantos e manchas.

7

Essa  prática é muito boa e serve pra qualquer superfície de câmera. Apesar de que, pra plásticos, você deve testar antes pra ver se não vai deixar manchas. O liquido vai dissolver as sujeiras grudadas na hora, e você vai ficar impressionado com a quantidade de sujeira que vai sair da câmera.

8

E agora vamos à parte mais complexa: todos aqueles espacinhos entre as peças. Esses cantos juntam sujeira com o passar dos anos e nada tira ela de lá. A maioria das pessoas, pra piorar, costuma “passar um paninho” na câmera, o que só joga mais sujeira nos cantos, deixando a câmera cada vez mais suja, até que ela para de funcionar, e você finalmente decide limpar ela.

9

Felizmente, essa é a hora dessas belezinhas entrarem em cena. Elas são pontudas e feitas com um algodão razoavelmente mais firme do que o normal. Com eles você pode realmente entrar fundo nas ranhuras e tirar essas sujeiras persistentes. Se você não tiver acesso a esses palitos, faça os seus. Eu uso palitos de dente com pedacinhos de lenço de limpeza enrolados na ponta. Eu acho isso bem melhor do que usar alguma coisa de metal, já que o metal pode rasgar o lenço e acabar arranhando a câmera.

10

Como você pode ver, esses palitos realmente fazem o serviço. Eles vão lá e arrancam a sujeira. Não se esqueça de molhar eles no liquido de limpeza de lentes pra que eles dissolvam melhor a sujeira.

11

Depois que toda a sujeira tiver sido removida, dou mais uma assoprada na câmera com a bombinha e então dou uma passada com o paninho de microfibra por todo o corpo. Isso vai tirar do corpo aquelas manchas que ficaram na câmera por causa da gordura das mãos dos usuários. Mas se as manchas forem daquelas mais teimosas, eu uso a camurça. Ela realmente arranca as manchas do metal, mas leva tempo e cansa o braço. Não espere resultados em segundos. Eu geralmente gasto cerca de uma hora limpando uma câmera muito suja, às vezes duas. Mas se você sentar e esfregar bem, a câmera vai estar brilhando no final.

12

Viu? Funciona que é uma beleza.

Limpando o Couro:

13

O couro (ou corino, ou qualquer coisa do tipo que imite couro) da sua câmera, com o passar dos anos, vai desbotando e juntando gordura e poeira. Isso geralmente acontece porque ela está embaixo de uma camada de sujeira que pode ser removida. Existem muitas linhas de pensamento sobre como limpar esse couro. Tem gente que limpa com álcool etílico, outros usam querosene, outros usam água. Eu gosto da boa e velha água-e-sabão. Eu usaria limpador de couro se eu tivesse, mas não tenho. Tente não usar detergente lava-louças, já que ele é muito agressivo e nada bom para couros, podendo fazer ele rachar. Sabão comum está ótimo.

14

Eu uso um cotonete pra esfregar, sem pressa, a água ensaboada na superfície do couro. Eu não uso muito, e tomo todo o cuidado pra não chegar nas bordas do couro, já que não quero a água com sabão escorrendo pra água indo pra trás dele, estragando a cola que prende o couro no corpo. Em câmeras muito, muito valiosas, você não limpa o couro. Simplesmente não limpa. Isso porque ele é insubstituível e se estraga facilmente. Mas pra câmeras comuns esse método é perfeito. Esfregue o cotonete com carinho e certifique-se de que toda a sujeira está saindo. Quando tiver terminado, pode secar.

15

Sim, vamos usar os lencinhos que não desfiam de novo. Devagar, mas com firmeza, enxugue a mistura de água com sabão pra fora da câmera, tomando cuidado pra tirar de todos os cantinhos do couro. Repita o processo até o couro estar completamente seco. Você, se tiver feito tudo certo, não deve ter encharcado o couro. Então, isso deve ser rápido.

16

Se você tiver feito tudo certinho, deve ficar bem feliz com os resultados.

E amanhã continuamos, com a parte 2, falando sobre como limpar o interior da câmera ;-)

* Esse texto, que abre o post, é uma adaptação do Bellamy do “Rifleman´s Creed”, que é algo como um juramento de amor ao seu rifle que todos os Marines norte americanos sabem de cor… mais sobre ele aqui.

 

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • 29/04/2014 em 12:08 pm

    Como saber se sua câmera é muito valiosa? para saber se devo limpar o couro? na dúvida. Agora sei limpar por fora, porém não sei se devo.

    Responder

  • Matheus
    15/01/2014 em 12:00 am

    Olá André,
    Eu tenho uma pentax spotmatic que tá um pouco surrada e ultimamente ela tem ficado enferrujada. O q vc me aconselha a fazer ou algum produto pra passar?
    Enfim acho o seu site muito interessante
    Desde já agradeço

    Responder

    • 15/01/2014 em 7:48 am

      Opa Matheus! Vai depender de onde está essa ferrugem… mas de qualquer forma, nesse caso, eu levaria num técnico. Produtos contra ferrugem fogem do meu conhecimento, que está mais ligado a sujeira mesmo… ;-)

      Responder

  • Natália
    09/11/2013 em 12:10 pm

    Fiquei em dúvida quanto ao sabão a ser usado, não pode ser detergente, então eu uso sabonete líquido ou o que?
    Aliás, posso limpar uma Polaroid e uma Canon EOS 500N com estes procedimentos? Ou é mais confiável levar em alguém especializado?

    Responder

    • 11/11/2013 em 5:56 pm

      Oi Natalia!

      Olha, é SEMPRE melhor levar em alguém especializado. Sempre. Mas, caaaso você queira fazer em casa, essas dicas caem bem :-)

      Sobre o sabão, ele quis dizer sabonete mesmo. Tipo Lux Luxo, sabe? ;-)

      Sobre limpar uma Polaroid, acho que ok. Já a EOS 500N eu não sei, porque ela tem uma quantidade grande de componentes eletrônicos…

      Obrigado!

      Responder

  • Clodoaldo
    22/10/2013 em 1:46 pm

    Muito obrigado pelo compartilhamento André, o primeiro post sobre limpeza de câmeras eu imprimi e vou juntar a esse. Estou para pegar emprestada de uma sobrinha minha(emprestada até eu convencer ela a me dar de presente, rs), uma NIKKOMART muito bem conservada porém precisando de uma boa limpeza, e esse manual vai me ajudar muito..
    Valeu!!!

    Responder

Deixa aí seu comentário!