1comentário

Encontrei uma foto de US$30.000 no armário. E dai?

por em 24/10/2013
 
kertez1

Clique pra ver grandão

Calma, calma, muita calma nessa hora. Não fui eu, humilde redator desse post, que encontrei uma foto de três mil dólares. Foi William Van Beckum, que contou sua história em um post do site PetaPixel, recentemente. Abaixo eu conto a história, e depois digo o que achei de legal nela.

Ele contou que, recentemente, enquanto visitava sua cidade natal, ajudou seu pai e sua madrasta a se mudarem pra uma casa nova. No processo de mudança, enquanto organizavam a mudança, ele encontrou uma foto antiga, em uma moldura de vidro quebrado. A foto era muito bonita (essa aí do lado), mas a  madrasta dele não havia curtido, e pedira para o pai de Will jogar ela fora. Por sorte, o papai resolveu não jogar a foto fora, e a deu pra William.

William, que estudou fotografia e luta na vida pra se tornar um fotógrafo de Fine Art, apesar de nunca ter sido bom em história da fotografia, achou que conhecia aquela foto de algum lugar. Ele então decidiu virar a moldura, e se deparou com um nome que não reconheceu: Keresz. Porém, assim como você ou eu faríamos, ele tratou de jogar o nome complicado no Google. E aí a casa caiu (não literalmente, é claro). Ele deu de cara com um outro nome que conhecia bem: Andre Kertesz.

William se deu conta, de uma hora pra outra, de que tinha em mãos um original do famoso fotógrafo. Bom. Na verdade, num primeiro momento ele achou que a foto deveria ser falsa, ou uma reprodução barata.  Só depois que uma galeria de arte o ajudou a avaliar a foto, e confirmou que ela era original, ele acreditou.

É claro que depois disso se armou um fuzuê forte na família, que até pensou em vender a foto. Mas depois eles desistiram e resolveram ficar com ela, em casa, na parede. Mesmo sabendo que ela poderia alcançar preços de até 45 mil dólares em um leilão.

Bom garoto, Will! ;-)Boas fotos são pra ficar na parede.

kertez4

Clique pra ver grandão…

É claro que essa história não deve servir de incentivo pra você sair correndo pro seu quartinho de empregada pra procurar coisas velhas e ver se alguma vale muito. Pra mim, a mensagem dela é a de que a fotografia traz presentes o tempo todo. A foto não foi pro lixo, não por sorte, mas porque era interessante, e despertou a atenção do pai de William, e de William.  Acredito que, mesmo que ela não valesse o que vale, ela voltaria pra parede, do mesmo jeito que voltou valendo muito. 

Ansel Adams dizia que não existem regras para boas fotos. Existem apenas boas fotos. Minha interpretação dessa frase é a de que  que torna uma foto boa ou não é subjetivo, contextual e extremamente pessoal. Sendo assim, uma boa foto pode ser encontrada em qualquer canto, em qualquer feira, em qualquer depósito, assim como pode ser encontrada em qualquer conta do Flickr ou do 500px. Agora, se essa boa foto que você achou vai valer trinta mil dinheiros, isso eu não sei dizer. Isso envolve o Mercado de Arte, que pra mim é mais complicado do que Bolsa de Valores, e seus motivos são bastante obscuros pra mim.

O que acho importante nesse caso é o quanto o valor da foto, como foto, falou mais alto. E, pra mim, como amador, é muito legal ver o valor afetivo, intuitivo, o “gostei dessa foto”, falar mais alto do que as tabelas de preços de leilões e galerias de arte. Nada contra as galerias! Mas foto boa é pra ser vista, e não tratada como luxo pra poucos.

Enfim, essa é, pra mim, a moral da história: e daí que a foto vale uma grana preta? Ela merece é estar na parede. Parabéns família Van Beckum. ;-)

Lugar de foto boa é na parede...

Lugar de foto boa é na parede…

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!