14comentários

Ela está de volta! Campanha “Quero Sua Câmera Velha”!

por em 01/11/2013
 

O Queimando Filme vai fazer dois anos de vida agora, em novembro, e começa a rolar uma nostalgia do lado de cá do teclado. Daí é inevitável lembrar de uma das coisas mais legais que fizemos aqui, e das quais temos mais orgulho: a campanha “Eu quero a câmera que está pegando poeira no fundo do seu armário” ou, como ficou popularmente conhecida “Quero Sua Câmera Velha”.

420256_338286339554861_488665507_nA campanha foi lançada com esse post, de março de 2013. Me lembro de quando tive a ideia, e como escrevi o post rapidinho, assim como quem não quer nada. A ideia era simplesmente estimular as pessoas a, ao invés de comprarem câmeras, saírem perguntando por aí pra parente e amigos, quem tinha câmeras paradas em casa. Daí, pra animar a galera, convoquei os designers pra criarem peças (cartazes) que pudessem ser usadas por todos. Esses cartazes (armazenados aqui e aqui), pra minha surpresa, podem ser vistos por aí até hoje (e tem até gente fazendo cartaz novo! Como a Milena, do blog Meu Lugar Melhor (http://meulugarmelhor.blogspot.com.br), que postou alguns dias atrás apenas, um cartaz e um pedido de doações).

Alás, um aparte aqui. Esses cartazes tiveram um “efeito colateral” engraçado. Muita gente achou que o sujeito da frase “eu quero sua câmera…” era eu, André (ou o site Queimando Filme) e, procurando pelo em ovo, acharam que eu estava ganhando as câmeras e revendendo na (hoje aposentada) Lojinha Queimando Filme. Confesso que me diverti com isso, porque se eu tivesse tido essa ideia antes… bom, deixa pra lá ;-) O fato é que nunca ganhei câmera nenhuma (a não ser de parentes e amigos próximos) e, sempre que oferecem pra mim, peço pra divulgarem no grupo do Facebook. E todas as câmeras vendidas na Lojinha eram compradas em feirinhas e brechós, limpas e consertadas, pra então serem revendidas. 

Bom. Voltando… me deu uma vontade LOUCA de retomar a campanha “de verdade”, criando ações, novas peças e tudo mais. E queria abrir aqui um fórum de debates e sugestões. Enviem, pelos comentários desse post, o que vocês acham que poderia ser feito pra turbinar a campanha. Uma fan page no Facebook? Mais cartazes? Um horsite aqui no QF com fotos das câmeras doadas? Uma grande festa no Maracanã rede de blogs?

Desde já as portas estão abertas pra novos cartazes. Vou voltar a publica-os aqui e na página do QF, e continuam valendo as regras do post original sobre o que o cartaz deve conter, ok? É só mandar pra contato@queimandofilme.com

E agora, curioso pra saber o que faremos (juntos!) por essa segunda fase da campanha, deixo vocês com uma lista nostálgica do que já rolou…

432338_339522616097900_2061311040_nAqui no Queimando Filme:

Página principal da campanha (deveria estar sempre atualizada, mas está longe disso… malz aê…)

Depoimentos de quem participou 1

Depoimentos de quem participou 2

Depoimentos de quem participou 3

Galeria no nosso feice com os cartazes (pra você curtir, compartilhar e etc)

 

Em outros sites:

Lomography

Site Atelliê Fotografia (video muito legal feito por eles pra campanha!)

Um debate no Flickr sobre a campanha (achei fuçando no Google ;-)

Blog Meu Lugar Melhor

Blog Prateleira de Cima

Blog Ikigai-Don

Blog Recanto Sagrado

Blog Neopolitan Dreams (um pedido por câmeras)

Blog Neopolitam Dreams (o resultado do pedido por câmeras! :-)

Blog DX Photo

Blog Sonifera Ilha

Blog Mind Jacker

Blog do Tubera

 

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • Daniel Maforte
    10/04/2016 em 2:20 am

    eu queroooooo uma!!!
    danielmaforte@hotmail.com
    vai que cola rsrs..

    Responder

  • Joabe Juliano
    28/01/2015 em 7:35 am

    Câmera doada!

    Responder

  • Joabe Juliano
    30/12/2014 em 1:03 pm

    Interessados passem telefone e entro em contato para agendar a doação…

    Responder

  • Joabe Juliano
    30/12/2014 em 1:01 pm

    Pessoal, boa tarde! Tenho uma Zenit E que fui regular a cortina e ela acabou enrolando. Precisa arrumar isso. Sei onde arruma e não fica tão caro, pois o técnico arruma e dá uma limpada geral! Coleciono também analógicas, mas já tenho 3 Zenit’s e não vou ficar acumulando um monte. Quem se interessar me procure por favor. Estou doando o corpo dela e a case original de couro. É uma linda câmera! Vai sem a lente, mas qualquer lente rosca M42 serve nela. Abraço

    Responder

  • 13/11/2014 em 9:52 pm

    Eu perguntei pra minha mãe se ela ainda tinha as câmeras que usava quando eu era criança e ela me deu uma, a outra ela já tinha dado pra um primo (era uma Polaroid – sacanagem, mãe!). A que ficou era uma Olympus Pen EES-2. Não estava funcionando, mas mandei pra revisão e ela voltou perfeita! Aquele lance de duplicar o número de fotos é bem legal, por isso minha mãe amava ela! Aí falei com meu tio, que era o nosso fotógrafo amador oficial, perguntei se ele ainda tinha uma câmera antiga do meu avô (que eu só podia usar se alguém segurasse comigo) e também se tinha uma outra grande, com uma lente grande (que no meu imaginário, era lindona e era A CÂMERA)! Meu tio me deu as câmeras e mais uma de brinde, que eu não me lembrava que ele tinha (porque essa era mais recente e ele só usava em ocasiões muito especiais): a que era do meu avô (ele comprou na Alemanha e tirava fotos de quando meu pai e meus tios eram adolescentes e depois da minha infância) era uma AGFA Optima Parat, com a capa de couro intacta, e qdo eu coloquei o olho, senti o cheiro de infância daquela câmera mágica que nunca me deixavam segurar direito… A outra, que era grandona e eu achava lindona, era uma Yashica Electro 35 GS, realmente linda! A que veio de brinde era uma Canon AE-1 Program! Levei as três revisão e a AGFA estava só sujinha, mas funcionando perfeitamente. A Electro também estava só empoeirada e o senhorzinho que fez a revisão ficou encantado com o estado dela! Já a Canon tava emperrada, e não existe mais a pilha que ela usa. Mas o senhor consertou e arrumou uma pilha meio compatível. Foi caaaaro o conserto, mas valeu muito a pena! As três estão comigo e meu tio fica todo orgulhoso e saudoso quando eu as uso. Tenho muito orgulho de hj poder usar quatro câmeras que foram tão importantes pra minha família! Minhas fotos de infância foram feitas com elas…

    Responder

  • 29/11/2013 em 10:42 pm

    Ainda está valendo a campanha?
    Sem saber a resposta, farei um cartazinho e vou divulgar com este link. hihi

    Abraços.

    Responder

  • 13/11/2013 em 11:49 am

    Vou participar, farei o cartaz e mando o depoimento da ação.

    Responder

  • Andre
    11/11/2013 em 11:08 am

    Parabéns pela campanha! Aposto que muita gente tem uma excelente câmera juntando poeira no fundo do armário, esquecida, só esperando alguém salvá-la.

    Usei o cartaz da campanha no facebook e ganhei da minha tia avó uma Kapsa “pinta vermelha”. Está meio detonada mas já coloquei pra consertar. Muitas fotos do álbum da família foram tiradas com ela, e já tem um enorme valor sentimental pra mim. Em breve voltará à ativa!

    Responder

  • 02/11/2013 em 2:17 pm

    CARACA, que maravilhosa coincidência. A mais ou menos 2 meses tenho acompanhado o blog (que já conhecia a mais tempo) de uma forma cotidiana (todo tempo livre) e estava louco pra criar, a partir dessa ideia, a campanha no meu facebook (claro que com o consentimento de vocês), porque meu sonho é ter uma analógica e durante o último trimestre esse desejo se tornou meta.
    Eu apoio a ideia de postar historias e fotos das pessoas que ganharam e que ganharão as câmeras. Também seria muito maneiro se promovessem um encontro com as pessoas que ganharam, ou um vídeo de cada uma contando a emoção de reutilizar as velhinhas lindinhas que amamos, é uma das ideias que acharia mais legal. Mas tenha certeza que em qualquer uma dessas eu estarei no meio. Continuo junto e com esperanças de realizar esse meta/sonho. :D

    Responder

  • Mariana
    01/11/2013 em 3:38 pm

    André, enviamos as histórias para o email de “contatos”?

    Responder

  • Natália
    01/11/2013 em 11:14 am

    Não poderíamos agregar trocas de câmeras também? Nossa, poderia ser troca surpresa, já pensou que legal a expectativa em receber pra saber qual ganhou *—*

    Responder

Deixa aí seu comentário!