0comentários

As listas de filmes do Ted Forbes

por em 11/11/2013
 

Foto acima por Andy Martin

Eu já falei aqui no site, pelo menos uma vez, do Ted Forbes e seu fantástico podcast The Art of Photography. É, na verdade, o único podcast em vídeo que assisto com frequência, e recentemente assisti a um episódio onde ele fala de filmes preto e branco.

O episódio em si (ep 148) não tem nada de novo pra gente, a não ser por uma coisinha que ele mostra lá: a “FilmePedia” dele. Ou, como ele chama… “The Ultimate Guide”. Durante esse episódio, ele fala muito (é claro) da lista de PBs. Mas dessa página a gente pode ir pras listas que ele fez de negativos coloridos e cromos. Abaixo o link dos três, e depois meus comentários:

403491The Ultimate Guide to Black and White Film

The Ultimate Guide to Color Negative Film

The Ultimate Guide to Color Transparency Film

Uma das coisas legais que o Ted fala no podcast, é que, apesar das pessoas reclamarem pra caramba hoje em dia da extinção de alguns filmes, nunca antes na história desse país as pessoas tiveram tanta disponibilidade, tantas opções pra compra, como hoje, e sem sequer sair de casa. O mérito, é claro, não é dos fabricantes, e sim da internet. Ela faz com que possamos, daqui do Brasil, comprar filmes obscuros fabricados apenas na Austria, como Revologs (que nem estão nas listas), ou Rolleis, CineStill, Lucky…

Outra coisa bem legal que ele fala, e que ajuda a conhecer melhor esses filmes todos, é usar o Flickr (eu dei essa mesma dica aqui). Buscando pelo nome do filme no Flickr (e, segundo ele, ordenando por “interestingness”), a gente consegue ter ótimos exemplos de como aquele filme se comporta.

1203622Pra finalizar, a constatação óbvia. Essas não são “listas definitivas”, como o nome sugere. Na verdade senti falta de vários filmes mais obscuros na lista, como HOLGAs, Luckys, Fukkatsu… mas, de qualquer forma, já é um grande adianto pra quem quer ter sempre à mão listas atualizadas (pelo menos em teoria) de filmes disponíveis.

#ficadica

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

Seja o primeiro a comentar!
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!