2comentários

A história (analógica) da GoPro

por em 18/11/2013
 

Foto acima por Fat Kid.

Ok, pode soar estranho, afinal, é um artigo sobre a GoPro num site sobre fotografia analógica, mas logo fará sentido. Então, por favor, leiam até o final antes de saírem xingando todo mundo. :}

photo-1g

GoPro Hero original, analógica, na embalagem…

Recentemente, a CBS, em seu programa 60 minutes fez uma retrospectiva para explicar como, em pouco mais de 9 anos, a GoPro passou a ser a câmera mais vendida de todos os tempos. O programa, em si, é bem legal e ilustra bem todo o conceito por trás do produto que é, literalmente, usado pra tudo, desde vídeos de esportes até cobertura de shows e protestos. Não viu o programa? Dá pra assistir aqui, nesse link, ou abaixo.

 

 

Pois bem, voltando ao mundo real, eu confesso que fiquei surpreso ao descobrir que a GoPro original era uma simples câmera fotográfica point & shoot que utilizava filme 35mm. Sim, você não leu errado: a GoPro original era uma câmera analógica. Fotográfica. Ela não era a câmera de vídeo que todos nós conhecemos hoje.

aaaa

A primeira GoPro HERO, que utilizava filme 35mm

A ideia da GoPro era ser uma câmera pequena, dedicada apenas para surfistas se fotografarem enquanto praticavam o esporte. A GoPro HERO era uma câmera bem simples. Com cara de câmera descartável, ela vinha equipada com uma objetiva grande angular 28mm “livre de foco” e um case para utilizar embaixo d’água (até 5 metros). Ainda acompanhavam, dentro da embalagem, uma alça de pulso, uma alça para adaptar em luvas de esqui e um cabo disparador rápido.

Apesar de poder ser utilizada como uma câmera “convencional”, eram justamente a alça de pulso e o cabo disparador rápido que a diferenciavam da maioria das câmeras: os surfistas podiam prendê-la em seus pulsos e simplesmente tirar selfies sem ter que se preocupar em segurar a câmera, apenas levantando seu pulso. Genial, não? :D

GoPro HERO 35mm e seus acessórios. Na embalagem, de quebra, ainda vinha um rolo de filme 35mm da Kodak.

GoPro HERO 35mm e seus acessórios. Na embalagem, de quebra, ainda vinha um rolo de filme 35mm da Kodak.

Outro ponto interessante é acerca da época de nascimento da GoPro HERO 35mm. Ela foi lançada em abril de 2005, quando o digital já dominava praticamente 70% do mercado fotográfico. E, apesar da própria GoPro ter se tornado uma câmera digital, ela encontrou seu lugar ao sol entre tantas opções digitais,  mesmo sendo uma câmera analógica. A estratégia? Nick Woodman, CEO e fundador da GoPro, vendia suas câmeras em lojas de surf, de estabelecimento em estabelecimento. Praticamente um DIY.

A unica coisa que me chateia um pouco é a escassez de especificações técnicas e de fotos feitas com ela. Mas, fica o desafio lançado, então: você, leitor do QF que tem (ou conhece alguém que tenha) uma GoPro HERO 35mm, por favor, compartilhe suas fotos para aumentarmos esse post. E sintam-se à vontade para compartilhar suas experiências nos comentários. :}

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

Deixa aí seu comentário!