1comentário

Assista: “TIME ZERO: the last year of Polaroid film”

por em 27/11/2013
 

Desde que lançaram o trailer desse documentário, a expectativa tem sido enorme entre os fãs da/de Polaroid. Um filme que conta como foi o último ano do filme instantâneo mais famoso do mundo, e por tabela como era a famosa Polaroid, a Apple da fotografia? Não tinha como ser ruim, né?

É… e não é ;-) É bom. É muito bom. Digo isso porque eu finalmente consegui ver (obrigado Daniel Garcia! ;-).

Captura de Tela 2013-11-26 às 08.02.36O filme ficou disponível recentemente via iTunes, mas (por enquanto, no momento em que escrevo esse post) somente nos EUA. Por isso, você pode esperar chegar na iTunes brasileira ou se beneficiar de uma cópia não autorizada. Seja como for, #temquever

O documentário é importante não só pra quem “curte polaroid”. Aliás, pelo contrário! A galera que gosta de polaroid pela modinha vai se entediar rapidinho. O filme é pra quem sabe (ou quer saber d)a importância da Polaroid e de seu criador/fundador, Edwin Land, pra/na história da fotografia. E pra quem não se lembra ou não sabe que, sim, a Polaroid foi mais do que uma fábrica de câmeras e filmes fofos, assistir ao filme é ainda mais importante.

Captura de Tela 2013-11-26 às 08.03.43Mas a coisa não para por aí. O filme, que foi filmado no último ano de venda dos filmes Polaroid, também conta sobre o nascimento da Impossible Project, que ousou pegar pra si a continuidade da fabricação de filmes instantâneos para câmeras Polaroid. Você vai conhecer a fábrica da Impossible, os seus criadores, como a coisa funciona, e porque deu a louca neles pra entrarem nessa roubada nesse sonho.

Enfim, o documentário é isso e muito mais. Dá pra conhecer os motivos que fizeram a Polaroid passar de uma empresa de bilhões de dólares pra uma empresa falida (não, não tem nada a ver com a chegada da fotografia digital), conhecer mais sobre o genial Edwin Land (só pra você ter uma ideia, Steve Jobs se inspirava nele), conhecer dezenas de fotógrafos profissionais e amadores que durante anos trabalhavam (e/ou ainda trabalham) com Polaroid e, é claro, ver fotos lindíssimas.

Enfim, assista aqui, ou aqui. Mas assista.

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!