2comentários

Enquete: Você alguma vez já fotografou com um rolo de filme?

por em 12/12/2013
 
A legenda dessa foto, no post original, ensina: "vazamento de luz é um acidente feliz que você não tem como conseguir com uma câmera digital"... :-)

A legenda dessa foto, no post original, ensina: “vazamento de luz é um acidente feliz que você não tem como conseguir com uma câmera digital”… :-)

Não, a enquete não é do QF, e você não vai ter que respondê-la. Pelo menos não aqui nesse post.

A revista Popular Photography, conhecida como Pop Photo, fez em seu site, no dia 6 de dezembro de 2013, uma pergunta aos leitores:

Você alguma vez já fotografou com um rolo de filme?

Era uma pergunta na forma de enquete, com múltipla escolha. As respostas iam de “Nunca” até “Eu só fotografo com filme”.

E aí você me pergunta… “e daí?”

E daí que achei interessante o número de pessoas dizendo que fotografa com filme, já que se trata de uma revista de fotografia “varejão”, ou seja, que tem como público o “fotógrafo amador normal” que, como a gente sabe, tende a fotografar com digital. Olha só os resultados em 09/12/13 (esperei passar dos mil respondentes pra ter um número razoável pra escrever esse post):

poll

Se somarmos as duas últimas respostas, temos nada menos do que  46% de respondentes que fotografam com filme.QUARENTA E SEIS POR CENTO, MANO… É QUASE METADE!

Ok, ok… já me acalmei. Mas é um número considerável, né? Algo que faz pensar. Tanto que andei pensando uns pensamentos aqui que vou compartilhar com vocês.

 

  • Fotógrafos analógicos também compram revistas de fotografia digital (já que a PopPhoto quase nunca fala de filme), ou pelo menos acessam os sites dessas revistas
  • Realmente tem mais amadores fotografando com filme do que a gente imagina
  • Leitores de revistas costumam ser pessoas acima dos 30, e pessoas acima dos 30 têm grandes chances de ter tido contato com filme na infância e, portanto, grandes chances de ainda manter uma relação afetiva com filme
  • Nem todo mundo que respondeu que fotografa com filme realmente o faz, e respondeu isso só porque é “cool”
  • Fotógrafos analógicos invadiram o site e puxaram os números pra cima só pra se fazerem ver (eu tenho CERTEZA que você vai fazer isso ;-)

Enfim, o que acham disso tudo? O que podemos concluir dessa pesquisa? É claro que é uma pesquisa sem compromisso, feita com uma base sem controle, o que faz com que ela não tenha valor nenhum pra uma empresa que queira investir na fotografia analógica, por exemplo. Mas é divertidi a gente ficar especulando ;-)

Se quiser ver os números atualizados, participar da enquete, ou divulgar, o link é esse aqui. Eu não divulguei ele antes de fazer esse post porque sabia que a galera (brasileiro é foda pra essas coisas) ia invadir geral e “puxar” os números de usuários de filme pra cima de forma que ia parecer que a Kodak nunca teve motivos pra falir… ;-)

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • Silvano Rocha
    12/12/2013 em 11:39 am

    Pra mim faz bastante sentido isso, o que não faz sentido é o profissional fotografar com filme, imagine um casamento com 4k fotos fazendo com filme. Já eu que faço 10 fotos por semana já fica mais razoável utilizar filme.

    Responder

  • Felipe Denoni
    12/12/2013 em 11:19 am

    Também tem a opção “i shot a few here and here”, então os que fotografam com filme são mais da metade.

    Responder

Deixa aí seu comentário!