12comentários

7 curiosidades a respeito da Canon EOS 3

por em 18/12/2013
 

Semana passada, quando eu postei o artigo “10 analógicas da Canon que você deveria conhecer“, a internet derreteu.

Tá… ok.. ela não derreteu. Mas o artigo teve uma recepção muito boa, o que inclui pessoas pedindo uma lista de analógicas da Nikon (que eu passo a bola para Pedro) e outras listinhas desse tipo.

Pois bem, essa é uma listinha desse tipo, mas é referente à uma câmera específica que esteve presente na lista da semana passada: a EOS 3. E essa é uma lista de motivos pra se ter uma curiosidades acerca da câmera. :}

EOS-3 with Sigma 30mm f1.4  2

1. A EOS 3 é a sucessora da EOS 5

Pode parecer uma colocação estranha, mas sim, a EOS 3 não foi uma nova câmera de um novo line-up. Ela é, na verdade, a sucessora da EOS 5 (também conhecida por EOS A2 ou A2e), lançada em 1998. A parte engraçada da coisa toda é que a Canon caprichou tanto, mas tanto na EOS 3, que inúmeros profissionais trocaram suas EOS 1n – que, em tese, deveria ser de uma categoria acima – por ela.

EOS 3

2. A EOS 3 foi um teste beta do sistema de 45 pontos de AF.

Sabe o sistema de 45 pontos de autofoco presente na EOS 1v? Então: ele é derivado do sistema de AF da EOS 3. Esse sistema ainda esteve presente na primeira EOS 1D, já na era digital. A EOS 3, inclusive, foi a unica câmera que não era da série 1 a utilizar o mesmo sistema de autofoco presente na série 1 até março de 2012, quando foi anunciada a 5D Mark III. A EOS 1v, porém, não compartilha do mesmo ECF (eye-controlled focus) que a EOS 3 tem, então muitos consideram o sistema de AF da EOS 3 superior ao da EOS 1v.

Canon EOS 3

3. Faz apenas 6 anos que ela saiu de linha.

Sim, você não leu errado: a EOS 3 foi retirada de linha pela Canon em 2007. Ou seja, a câmera ficou em linha por aproximadamente 9 anos, muito mais que qualquer SLR digital da marca, um ano a mais que sua antecessora (EOS 5), e mais do que as EOS 1 e EOS 1n (ambas com 6 anos de vida aproximadamente). A unica câmera da linha EOS com mais tempo de vida que a EOS 3 é a própria EOS 1v, lançada em 2000 e que hoje ainda é oferecida como nova, apesar de não ser mais fabricada pela Canon.

eye control

4. A Canon nunca se atreveu a lançar uma EOS 3 digital.

Planos iniciais diziam que a EOS 5D Mark II, sucessora da EOS 5D, seria chamada de EOS 3D, levando em consideração que a EOS 3 tinha sido tirada de fabricação no ano anterior (2007). Porém, na época, os próprios designers da Canon acharam que a DSLR não faria jus ao nome da irmã analógica e abortaram a ideia, renomeando, assim, a câmera de 5D Mark II. Rumores, porém, apontam que a Canon nunca abandonou a ideia de lançar uma versão digital da câmera, mas nunca chegaram num nível intermediário entre a série 1 (que atualmente é composta pelas EOS 1Dx e 1Dc) e série 5 e 7 (EOS 5D Mark III e EOS 7D, respectivamente) e, por isso… Nada de EOS 3D.

Canon EOS 3 w/ EF 50mm f/1.8 mk I

5. A EOS 3 é mais resistente que a 7D.

Com a exclusão de qualquer câmera da série 1, se você comparar a resistência de qualquer SLR com a 7D é de chorar. Agora, se você acha que a 7D é o Wolverine da Canon, a EOS 3 é o Deadpool: mais rápido, mais ágil, mais resistente. E, num momento “informação inútil provida de quadrinhos”: o fator de cura do Deadpool sempre está ativo, ao contrário do Wolverine – que só age quando ele se machuca.

Canon_EOS_3_EF_70-200mm_F28L_USM

6. Ken Rockwell baba pela EOS 3.

Exatamente isso que você leu. O tio Rockwell baba pela EOS 3. Baba. Literalmente. Mas ele é apenas mais um dentre inúmeros babões pela câmera.

Camera Tattoo

7. Ela é pau pra toda obra.

Se tem uma câmera que fez inúmeros fotógrafos trocarem outras marcas pela Canon, essa foi a EOS 3. Quer fotografar esportes: Você pode. Casamentos e outros eventos sociais? Pode. Moda? Pode. Jornalismo? Pode. Quer ter como uma câmera foda para uso amador? Pode. No tempo que ela ficou em linha, inúmeros fotojornalistas trocaram suas câmeras por ela, justamente por ser uma câmera confiável e altamente capaz de bater de frente com qualquer outra câmera do mercado. A própria Canon nutre um carinho bem grande pela EOS 3, tanto que ela tem um espaço todo especial na nova sede deles, em Long Island, Nova Iorque.

———————–

Como um bônus, seguem algumas fotos feitas com a EOS 3; 

portrait

Mountain road 2.

258088010035

Black and White Bride

AAR_Cuda

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • Jorge Oliveira
    15/10/2016 em 12:43 am

    Por coincidência deixaram comigo uma EOS3 e uma EOS620 para tentar vender ….

    Responder

  • Joabe Juliano
    29/10/2014 em 3:32 pm

    Boa tarde Bruno. Excelente artigo, inclusive o que fala sobre as 10 top da Canon. Procurei em Mercado Livre, Bom Negócio e não achei uma EOS 3 ou EOS 1V?

    Responder

  • Anderson Oliveira
    25/08/2014 em 5:28 pm

    Bruno, é fácil achar lentes pra EOS 3? poderia indicar algumas que funcionam melhor com ela?
    Parabéns pelos posts sempre esclarecedores..

    Responder

  • Rafael Marinho
    23/05/2014 em 1:11 am

    Estou tentando começar com a fotografia com filme, e lendo tudo que posso, principalmente por aqui. Excelente site, Parabéns!…Breve farei uma viagem e estava disposto a comprar uma compacta, só pra fotos Preto/Branco, iria servir como complementar e para outro estilo de foto, já que tenho uma Nikon D5100. MAS passando pelo eBay, vendo as Olympus Trip 35 por R$150+Frete =/, vi uma EOS 3 num leilão e já lembrei deste post e fui altamente influenciado por ele. Dei meu lance no último segundo, vai que, né!? hehe..E FOI! U$150. Pelas fotos, incrivelmente conservada e segundo o anúncio “Condition : Excellent//Functional: This camera completely works//Optical system: Camera finder looks perfect”, VEREMOS. hehehehe. Espero que chegue logo do Japão, pra já começar a testar :D. Foda vai ser carregar 2 SLR. Sim fugiu completamente do propósito inicial, mas não pude deixar passar.
    Abraço e obrigado pelo conteúdo de extrema qualidade.

    Responder

  • Victor Muzzi
    31/03/2014 em 10:33 am

    Muito bom esse post! Podia fazer um post desses falando sobre a linha da EOS-1! hahaha

    Responder

  • Eduardo Mafra
    26/03/2014 em 6:12 pm

    Olá! Gostaria de saber se existe manual em português para a eos-3? Estou querendo pegar uma belezinha dessa!

    Responder

  • Afonso Neto
    21/03/2014 em 10:02 pm

    Você saberia dizer qual a durabilidade do shutter dela? Tou muito tentado a comprar uma, mas tenho medo que ela simplesmente exploda enquanto eu ainda estiver começando a saboreá-la. hehe

    Responder

  • Joacy
    23/12/2013 em 4:36 pm

    Sabe dizer como é a bateria dela (é tipo pilha AA ou bateria própria da canon)?

    Responder

  • 19/12/2013 em 7:52 pm

    Tenho uma EOS3 comprada novinha numa loja em Sampa. Simplesmente amo! Gostaria de acrescentar que ela segue o padrão da série 1 com o gráfico do fotómetro do lado direito e com um gráfico paralelo para o flash. O sistema de AF só perde para o da 1Dx e mesmo a 5DMkIII não consegue o AF tão rápido e preciso. É minha xodó!

    Responder

Deixa aí seu comentário!