0comentários

5 dicas para um natal mais analógico

por em 23/12/2013
 

É fim de ano, festas e época de curtir com a família descansando da correria do ano (que não foi pouca). E nada melhor do que desacelerar inclusive sua fotografia e deixar de lado aquela sua digital ou celular e tentar clicar só com uma analógica no Natal. Que tal?

Para isso, respondendo a um pedido do nosso caro editor André Correa, pensei em uma lista rápida com cinco dicas para um natal mais analógico. Vamos lá?

A lista de 5, cinco dicas analógicas para esse natal

    1. Photo booth

Ideia super manjada em festas de casamento descoladas, a boa e velha cabine fotográfica fica mais legal se ninguém puder ver a foto na hora, como nas digitais, tendo que esperar você revelar o filme e ampliar as fotos depois. Monte um cenário natalino com luzes e decoração num cantinho bacana da sua casa para que você e seus familiares possam posar para uma câmera fixa em tripé, já devidamente configurada para sua luz para que qualquer primo com a cara cheia de cidra consiga clicar. Recomendo flash, senão muitas e muitas lâmpadas e filmes rápidos. E claro, um bom cabo disparador!
Untitled Untitled Untitled

    1. Bokeh

Luzes de natal são ótimas para aparecerem desfocadas no fundo ou no primeiro plano de uma fotografia bem tirada com aquelas aberturas gigantes. Aproveite o tempo livre antes das festas (se tiver) e faça um daqueles bokeh personalizados, com o desenho que quiser, e surpreenda sua família ou amigos com imagens lindas deles na festa mais emocionante do ano!
Christmas is coming

    1. Flash Colorido

Esquece o processo cruzado e suas cores malucas que se repetem no filme inteiro, principalmente se sua fonte de luz for a mesma, exatamente como deve ser fotografando no natal. Pegue um negativo comum (ou fodão como o portra) e fique trocando de gelatinas coloridas no seu flash ou na frente da lente, ou então nos dois, pintando das cores natalinas as imagens que você vai fotografar. Pense na combinação de uma cor pintando o flash depois sendo filtrada pela gelatina da lente e vice versa.
com nilton suenaga

    1. Instantâneas

Antigamente o único jeito de ostentar na fotografia e mostrar as fotos imediatamente após o clique era com as instantâneas com as polaroids. Hoje isso é coisa comum, com as digitais, mas quer fazer uma festa com a galera no natal é gastar alguns pacotes de imagens instantâneas com eles e ainda, de quebra, dar a foto de presente no final! Coisa linda! Cara, mas linda!
Flickr Night - Fuji Instax, like Polaroid =)

    1. Grande Formato

Essa é ainda mais cara que instantâneo, se for de grande formato! O grande Alex Vilegas nos deixou babando pelas fotos que ele fez da galera no último filmepalooza com sua grandona e isso me deu o estalo, junte a primeira dica, do photo booth com a última e faça retratões da família em grande formato. Isso se você tiver acesso a uma das câmeras que não são baratas, mas ia ser épico ficar fotografando o pessoal com essas grandalhonas, ainda mais se tiver um guarda-roupa cliché de peças antigas para dar um ar mais vintage para as imagens.

Viu, nem dói, nem assusta. Basta vontade e um pouco de relaxamento. E deixa pra revelar essas coisas só em janeiro! Vá curtir o recesso de fim de ano!

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

Seja o primeiro a comentar!
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!