0comentários

TIME Camera: plástico, chumbo e amor ao fotojornalismo

 

 Com uma lente 50mm que, sendo raro para toycameras, a TIME Camera dá às imagens uma perspectiva mais real em relação à maioria.

TIME Camera lembra bastante o visual de uma SLR. A não ser, claro, pela falta de lentes intercambiáveis, controles de velocidade e ãnn, ser feita de plástico. Ela foi um brinde distribuído pela revista Time na década de 1980 para atrair novos assinantes – 40% de desconto e essa belíssima câmera na faixa! A ideia era que qualquer leitor e assinante da Time estaria interessado também em fotojornalismo e, portanto, adoraria uma câmera que parecesse uma SLR.

Apesar de ser uma toycamera, esse era um modelo bastante razoável, contando com sapata pra flash (funcional) – hotshoe, lente 50mm gerando imagens bem definidas, aberturas manuais indo de f/6 a f/16 (para os menos familiarizados com esses números, era só seguir os desenhos: nublado, parcialmente nublado, ensolarado, muito ensolarado) e sendo possível, ainda, o uso de cabo disparador.

timecamera

As câmeras foram produzidas pela fábrica taiwanesa Lavec, criadora de um modelo similar a TIME Camera, Lavec LT-002. Um jeito de disfarçar o aspecto de brinquedo foi colocar um pedaço de chumbo embaixo da câmera para aumentar um pouco o peso e a inclusão no “kit” de tampa protetora da lente, alça e estojo para guardar a câmera.

Nessa mesma época, diversas companhias distribuíam brindes seguindo essa mesma linha, entre elas a Sports Illustrated.
No entanto, não demorou muito para a TIME Camera parar nos brechós, deixando de ser necessário assinar a revista para tê-la.

FICHA TÉCNICA
FORMATO: 35mm
LENTE: Fixa, plástico, 50mm
FOCO: 1,8m ao infinito
FLASH: Sem flash, possível por causa da sapata
ABERTURAS: f/6, f/8, f/11 ou f/16
OBTURADOR: Velocidade fixa em 1/125s

Referências: Livro Fantastic Plastic Cameras – Kevin Meredith e site PetaPixel.
Imagens: Flickr


Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

Seja o primeiro a comentar!
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!