7comentários

Cafenol Fervido: Perguntas frequentes…

por em 28/01/2014
 

Desde que a receita do Cafenol fervido, não mexido, foi publicada aqui, recebi várias perguntas, as quais tentei responder, mas se você tem dúvidas e não tá a fim de ler todos os comentários nos diversos posts mencionando cafenol, vou facilitar sua vida e colocar tudo junto neste post, aí vai:

vintage-coffee-adComo transformo o bicarbonato de sódio em carbonato de sódio?
A receita para 500ml pede 6 colheres de chá de carbonato de sódio, então basta espalhar as 6 colherinhas de BI-carbonato de sódio numa frigideira e deixar por uns 5 minutos em fogo médio, ele da uma azulada beeeem de leve e meio que “escorre” na frigideira quando você a inclina, pronto seu BI-carbonato liberou CO2 e largou o BI, virou carbonato de sódio.

Ainda estou em dúvida se o bicarbonato de sódio virou carbonato.
Dilua ele nos 200ml de água, após estar bem diluído a água fica quase transparente, molha o dedo na mistura, se ele está bem escorregadio e parece ensaboado você conseguiu fazer Carbonato de Sódio em casa. Clap, clap, clap!

Preciso de uma colher de chá padrão ABNT de um fabricante certificado ISO 9000 para preparar o cafenol?
Não. Qualquer colher de chá serve, basta usar a mesma colher para medir todos os ingredientes e tudo vai dar certo.

Devo usar uma balança de precisão para medir os ingredientes da mistura?
Não complica…o cafenol é o mais analógico dos métodos de revelação analógica, então pode analógicamente medir os ingredientes e desde que as proporções sejam analógicamente respeitadas a receita funciona analógicamente bem.

Qual filme devo usar para revelar com Cafenol?
Literalmente, qualquer um serve, até filme colorido já teve gente que revelou com Cafenol.

Mas, com alguns filmes você usa a receita e acerta de primeira e outros você vai precisar aprender o ponto certo da revelação, sempre mudando o tempo de revelação, até chegar no ponto desejado. Dica: quando fizer mudanças no processo, mude uma variável de cada vez, até você descobrir o que funciona melhor.

O verão ta pegando por aqui, não consigo manter o cafenol a 20 graus, vou ter problemas?
Não, desde que a temperatura não seja muito mais alta que os desejáveis 20 graus celsius, como o cafenol é um revelador mais fraco, ele é mais tolerante a variações de temperatura e tempo  de revelação sem afetar de forma significativa o filme.

images60sanka

Como eu agito o tanque de revelação?
Chega pro tanque de revelação e diz: E aí, vamos pra balada?…brincadeira. Você pode fazer gentis inversões no ritmo da bossa nova ou chacoalhar como uma coqueteleira, o que muda é que com menos agitação a revelação é mais suave, menos contraste e menos granulação e quanto mais você agita, maior o contraste, o filme fica mais granulado e se você agitar demais ele também revela mais rápido.

O tempo de revelação de 1.6x o tempo do D-76 Stock é para 1 minuto de agitação inicial e agitando por 10 segundos nos minutos restantes.

E se eu não quiser agitar?
Ué, não agita…mas aí precisa de algo próximo de uma hora ou mais para revelar o filme, quem é adepto do movimento sem agito diz que você acha tons cinza que nem sabia que existia, mas as vezes também mancha o filme, mas não custa experimentar com um pedacinho de filme e ver no que dá.

Qual o tempo de revelação para esse ou aquele filme?
Como regra geral 1.6x o tempo do D-76 Stock…mas tem filmes que revelam melhor com um pouco menos e outros com um pouco mais, se não estiver contente com a revelação antes de mexer na receita de café, mexa no tempo.

Tem algum filme melhor para revelar com o cafenol?
Uma busca rápida num forum de cafenol vai te mostrar que na realidade praticamente todos os filmes podem dar bons resultados, a diferença é que para alguns filmes você usa o cafenol mais padrão, no tempo e na agitação mais padrão e fica bom de primeira, e outros você vai ter que descobrir qual o melhor tempo de revelação, quanto de agito fica melhor, etc.

Posso usar o cafenol mais de 1 vez?
Yes we can. Mas é bom usar logo em seguida, acabou de revelar o primeiro filme já coloca o segundo pra revelar. Mais que dois filmes em sequência eu nunca testei.

Eu uso café instantâneo ou café de coador?
O café instantâneo é mais forte (você precisa de menos café), como o nome já diz, é instantâneo, ou seja, já está pronto para usar na hora, mas deixa mais resíduos na mistura e faz o cafenol espumar quando você agita. O café em pó de coador, só funciona se você deixar ele “descansar” na água quente pelo menos 4 minutos  antes de coar, você precisa de 1/3 a mais de pó comparado ao instantâneo, e precisa esperar ele esfriar antes de usar, mas por ser coado deixa menos resíduos na mistura e não produz espuma quando você agita.

type-16

A marca do café importa?
Sim. O café bom de revelar geralmente não é o melhor de tomar. Quanto mais ácido for o café, melhor para revelar, o principal fator é o tipo do café e não se é mais ou menos torrado. Café robusta revela muito bem, café arábica não revela direito, e se revelar denuncie o fabricante, café 100% arábica NÃO revela direito.

Estava com gripe e tomei toda vitamina C, posso usar o cafenol sem vitamina C?
Pode, mas aí o tempo de revelação aumenta significativamente, a vitamina C serve para dar uma turbinada na mistura.

Qual a melhor marca de vitamina C para revelar filmes?
Tanto faz a marca, a receita do cafenol fervido funciona com 1g de ácido ascórbico (vulgo vitamina C), diluído em 100ml de água. Mas pode ser que vitaminas C compostas (com Zinco ou Glicose por exemplo) alterem o resultado. E cuidado com o ácido ascórbico puro em pó, porque é bem difícil medir 1g em casa.

Quero revelar 2 filmes num tanque com duas espirais.
Dobre a receita toda.

Posso usar energético no lugar do café?
Se tiver sono durante a revelação tome um energético, mas para revelar não serve. O agente revelador no café é o ácido cafeico, que não está presente nos energéticos.

Algumas receitas na internet usam vários outros químicos na mistura do cafenol, devo usar?
Se quiser, sem problemas, mas aí você vai sair da simplicidade de usar apenas ingredientes disponíveis na cozinha. O uso de outros químicos geralmente é para reduzir “fogging” ou diminuir a granulação, então se esse é seu problema, tente receitas especificas que resolvem esses problemas para o filme que você está usando.

Posso usar suco de laranja no lugar da vitamina C?
Até pode, mas vai precisar de muita laranja para conseguir 1g de ácido ascórbico, e aí o volume de liquido vai aumentar muito, aí você vai ter que diluir o café no suco, e….usa vitamina C que é bem mais fácil.

coffee_rules

Meu filme ficou muito denso, só vejo bem as fotos quando olho contra a luz, onde foi que eu errei?
Da uma olhada nos numerozinhos na borda do filme, perto dos sprockets. Se os números estiverem nitidos e pretos, talvez você tenha errado a exposição. Se os números estiverem escuros e meio borrados, é porque revelou demais, aí basta reduzir o tempo de revelação.

Meu filme ficou muito fino, quase transparente, onde foi que eu errei?
Faça como seu amigo da pergunta anterior, veja os numerozinhos na borda do filme. Se estiverem clarinhos e bem finos, é porque você revelou pouco, deixe mais tempo no cafenol da próxima vez. Se os números estiverem ok, pode ser que as fotos ficaram sub expostas.

Meu filme saiu enevoado, “fogged”, o que aconteceu?
O “Fog” significa que o cafenol revelou particulas de prata não-expostas, como se tivessem sido expostas a um pouquinho de luz. Se você tem muito fog no seu filme, ao escanear você terá muitos tons de cinza, mas geralmente pouco contraste, e são péssimos para usar em ampliador. Isso acontece as vezes porque a revelação foi lenta demais para o filme. Você pode tentar melhorar os resultados reforçando o café e diminuindo o tempo de revelação, ou adicionar uma colher de chá de sal de cozinha na mistura final e diluir bem. O sal restringe a revelação da prata não exposta no filme e reduz o fogging.

Meu filme saiu manchado.
Eu disse pra agitar o primeiro minuto e depois por 10 segundos a cada minuto, você não escutou. Mas se você agitou direito e ainda assim manchou, pode ser que o negativo tenha tocado em si mesmo na espiral do tanque revelador, pode ser que os ingredientes do cafenol não estivessem bem diluídos, ou pode ser que sua câmera tenha entradas que permitem a invasão de luz (light leaks).

Posso puxar ou empurra o ISO com o cafenol?
Pode, analógicamente falando (quer dizer que isso é uma estimativa e não matemática precisa), deixe o filme revelando entre 3-5 minutos a mais para cada stop a mais, e corte a revelação antes para um filme super-exposto. Lembre que empurrar o filme vai aumentar a densidade do negativo.

NescafePosso jogar o cafenol na pia sem prejudicar ainda mais o rio Tietê?
Pode, o cafenol padrão é 100% biodegradável.

Quero tomar um bom café, o que você me recomenda?
Um bom blend de arábica e robusta, moido na hora, preparado numa Aeropress pelo método invertido.

Hein?
Isso é um site sobre fotografia, não sobre café.

Mais dúvidas, perguntas e relatos da sua experiência com o cafenol, deixe nos comentários!

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • Arthur miller
    31/01/2014 em 2:42 am

    posso usar interruptor caseiro como vi na internet? q collher de vinagre para 500ml de agua, será que funciona?

    Responder

    • Marcello Galvão
      31/01/2014 em 8:09 am

      Arthur, pode usar vinagre sim! Funciona bem, na verdade o fixador comprado é basicamente um vinagre mais forte, é ácido acético. Só não esquece de enxaguar bastante com água, para remover o máximo de cafenol antes de usar o interruptor, a lavagem por si só já interrompe boa parte da revelação.

      Responder

  • felipe ceglia
    29/01/2014 em 4:26 pm

    Alguem ja levantou curvas de densidade comparando cafenol com outros reveladores Como d76 etc?

    Fico curioso com o resultado.

    Responder

  • 28/01/2014 em 11:27 am

    Bem legal Marcello. Bom , domingo criei coragem e parti pra minha primeira revelação,
    Tentei fazer com um fuji Neopan across 120…revelei por 10m30s. Poderia ter deixado mais, ficou um pouco claro mas ainda não digitalizei pra ver o real resultado. talvez eu devesse ter aumentado um pouco a quantidade , a principio achei que 500ml iriam ocupar todo o tanque de revelação mas a parte que ficou pra cima apresentou uma faixa mais clara que o restante do filme. Mas valeu pela experiencia e por poder testar um pouco o tempo de revelação, Esse fim de semana tento outra vez.. Assim que tiver um resultado mais concreto mando o resultado, abs

    Responder

  • Luiz Carneiro
    28/01/2014 em 11:16 am

    Clap, clap, clap….

    Responder

Deixa aí seu comentário!