1comentário

Na Sua Estante #07: José Cordeiro

por em 29/03/2014
 

Mais um Na Sua Estante! (êeeeee!!!!). Dessa vez quem compartilha suas prateleiras, suas várias Canons (e sua colcha de florzinha) com a gente é o José Cordeiro. Fala José!

Olá! sou José Cordeiro, trabalho como barista e tenho a fotografia como uma hobby. Sempre leio o blog e fiquei afim de contribuir segue minha história analógica através de minha estante de câmeras.

_MG_7514

Comecei a fotografar mais a sério com a Canon SX120 (superior direita da foto), minha primeira câmera, que até hoje sempre está comigo em viagens e passeios. Mas eu queria uma qualidade de fotografia melhor e sabia que só teria isso numa Reflex. Então comecei minha busca em diversos sites e com amigos. Mas a reflex digital mais barata que encontrei era mais do que eu estava disposto a pagar para um simples hobby.

Entre uma busca e outra me deparei com um kit que vinha uma Canon AL-1 (na fileira do meio a primeira da direita para a esquerda) acompanhada de uma Canon 50mm 1.8 e uma Sakkar 80-200 (bem no meio da foto). Me perguntei quanto eu pagaria se esse kit fosse digital, e decidi que seria ótimo fotografar com filme. Acabei comprando.

A Canon AL-1 tem uma luz de confirmação de foco,velocidades que vão de 1/15 a 1/1000 e o Bulb. Era uma câmera amadora pelo li em sites na internet, mas me agradou muito. Foi um enorme prazer revelar o primeiro filme de minha vida aos 24 anos de idade. Queria fotografar mais e mais com minha AL-1.

Depois de uns quatro rolos, vi um anuncio de uma Canon AE-1 Program (fileira de baixo a da esquerda) com um Canon 50mm 1.4 (esta na AL-1) e fui ver se os itens estavam legais. A câmera disparou e fiquei feliz, mas a 50mm estava horrível, cheia de fungos.Quando eu quase tinha desistido da compra, o vendedor me mostrou uma Canon 24mm 2.8 (está na A-1) cheia de fungos e um teleconverter 2x (solto na parte superior esquerda). Embora soubesse que iria gastar um dinheiro com as lentes e a câmera, achei que valia, e comprei. Quando cheguei em casa vi que os fungos só estavam nos filtros e fiquei mais feliz ainda.

A Canon AE-1 Program funciona em prioridade de abertura e no começo demorei em me acostumar já que sua antecessora me mostrava qual velocidade usar, mas me adaptei e ela logo virou minha queridinha.

Eu já tinha duas câmeras e fotografava bastante com elas, quando novamente um outro kit à venda me tentou, e não tinha como não comprar: era uma Canon FTB (parte esquerda sobre os filmes)com uma lente Canon 55mm 1.2 (ao lado dos filmes) e ainda uma Canon 135mm 2.5 (está na AE-1 program).

A FTB é uma câmera toda mecânica que só tem bateria para o fotômetro. Ela é resistente e dificilmente vai se danificar a ponto de não se resolver. A 55mm 1.2 está um tesouro de linda, limpa e tira fotos absurdamente desfocadas. Embora minha atenção na hora da compra foi toda dessa cinquentinha, minha lente favorita até hoje é a 135mm. Ela é muito clara tem uma excelente distância focal e é ótima para retratos e para pegar detalhes.

Ai eu percebi que já tinha virado coleção, e fui atrás de uma Canon A-1 (fileira do meio ao lado do AL-1) que era uma mais profissional da época e tem um recurso de dupla exposição na própria câmera que me interessou. Achei ela com uma Canon 50mm 1.4 e comprei.

Sempre ia revezando minhas Canons, mas ao ler um blog fiquei com vontade de clicar uma Olympus. Achei uma OM-10 (a primeira na parte superior) com adaptador manual e uma Zuiko 50mm 1.4 que comprei. Mas no final das contas, foi uma compra de impulso e por isso já quero me desfazer dela.

Meu kit Canon não podia parar, então achei poucos dias atrás uma Cannonet QL 1.7 (na parte inferior direita no canto) que é minha primeira rangefinder, e está esperando ir para o conserto para fazer sua estréia. <as as primeiras impressões que tive dela é que ela pode tomar o lugar de queridinha do momento. :-)

Para fechar meu kit quero uma F1 e uma Canon FD 17mm. Ai acho que o kit fecha.

Valeu JC! Até a próxima!

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!