3comentários

Na Sua Bolsa #37: Bruno Massao (HOLI Festival das Cores)

por em 12/04/2014
 

Ano passado, mais especificamente no dia 28 de setembro, rolou o HOLI – Festival das Cores aqui em São Paulo, no parque Villa Lobos. Para quem não sabe, o HOLI é um festival hindu que celebra a chegada da primavera. Eu cheguei a comentar um pouco a respeito disso no artigo em que eu relatei como foi fotografar esse festival e, desde então, fiquei devendo um “Na Sua Bolsa” onde eu mostrava o que eu levei.

Eu optei por levar duas SLRs profissionais para cobrir o evento, e foi um vídeo que eu acabei vendo no PetaPixel – e que depois veio parar aqui no Queimando Filme – que me inspirou a levar uma analógica para o evento. Sendo assim, acabei optando por levar a minha Canon EOS 3, minha fiel escudeira. Essa câmera sempre foi um sonho de consumo para mim, pois é uma das câmeras mais aclamadas da Canon. Ela é uma das câmeras que eu faço questão de indicar para qualquer pessoa devido à sua natureza confiável. Eu a levei para o HOLI não por ser “descartável”, mas sim por saber que ela ia segurar a bronca nas adversidades do evento – e eu não poderia estar mais certo. O Eye Controlled Focus se mostrou uma mão na roda e não me deixou na mão em momento algum. Montada na câmera por todo o evento estava a Canon EF 24-70mm f/2.8L II USM, a atualização de uma das melhores objetivas que a Canon já lançou. Mais leve que a versão anterior, porém com o foco mais rápido, uma das coisas que eu mais gostei foi o desfoque de fundo que ela proporciona. Apesar de eu não ser muito fã de objetivas zoom, essa aqui é um belo exemplo de que é perfeitamente possível criar uma ótica de distância focal variável nítida do começo ao fim.

A outra câmera que eu decidi levar foi uma Canon EOS 7D, emprestada pelo CPS numa parceria. Eu poderia ter escolhido uma EOS 5D Mk III, uma EOS 1Dx ou a EOS 7D – e escolhi a última por não confiar completamente na 5D Mk III num ambiente adverso e por considerar a 1Dx pesada demais para a situação. Como a EOS 7D tem um sensor APS-C, ela sofre com um fator de corte de 1.6x para qualquer objetiva que eu insira nela. Foi aí que eu decidi utilizar a Canon EF 8-15mm f/4L USM Fisheye nela, o que me deu um ângulo de visão de 16mm – visto que, nesse caso, essa objetiva tem que ser utilizada em 10mm. Essa objetiva é uma das minhas preferidas e eu só não tenho um exemplar por motivos financeiros. Atualmente a unica fisheye da Canon em linha, a 8-15mm, se utilizada numa câmera full frame (seja digital ou 35mm) é capaz de produzir imagens com 180º de ângulo de visão, seja com quadro cheio (em 15mm) ou como uma fisheye circular (8mm).

Como eu iria fotografar com filme, decidi levar 4 rolos diferentes: um Fuji Pro 400H, um Fuji Superia 400 X-tra, um Kodak New Portra 400 e um Kodak ProImage 100. No final do evento, acabei utilizando apenas dois rolos – ambos Kodak.

Fora isso, outras coisas que eu decidi levar envolveram EPI, pois eu tenho problemas com bronquite e todo aquele pó provavelmente não seria legal comigo se eu não me protegesse. Então eu levei uma máscara de proteção respiratória e um filtro para pó, além de um óculos de proteção ocular. Pode parecer ~too much~, mas no final valeu a pena pois eu não fiquei morrendo no dia seguinte. :D

Fora isso, não estão na foto, mas eu levei mais alguns itens: baterias sobressalentes – tanto 2CR5, visto o susto que tomei na noite anterior, para a EOS 3 quanto LP-E6 para a EOS 7D -, fitas isolante e crepe – para casos de emergência -, e um kit de limpeza para objetivas – vai que… -. E tudo isso eu carreguei dentro de uma mochila BENRO Ranger Pro 400N. Para proteger a mochila durante o evento, eu utilizei a capa de chuva da própria bolsa – o que evitou uma dor de cabeça absurda de ter que mandar lavar essa mochila. ;)

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!