5comentários

Minha Primeira Vez #01: Mauro Veiga

por em 29/04/2014
 

Estréia de nova série no QF! Essa surgiu de uma pergunta feita no Grupo Queimando Filme sobre as primeiras fotos feitas com filme pelos leitores. O assunto foi tão legal que rendeu dezenas (centenas?) de comentários, e me inspirou a criar uma série sobre ” a primeira vez” das pessoas com filme.

O primeiro a contar sua história é o Mauro Veiga. Conta aí sua primeira aventura analógica, Mauro! ;-)

Olá André. Tranquilo? Ainda dá tempo de mandar material para aquele post sobre primeiro contato com
filme?

Opa Mauro… sempre dá! As séries, como esta, aqui no QF, são infinitas. Sempre é tempo… ;-)

Demorei porque cismei que queria achar minha primeira maquina que sabia ainda ter. Minha memoria me enganou fazendo pensar qu era uma Instamatic mas era um DFV Ikomatic. Deve ter sido a semelhança no nome.

Ganhei essa Ikomatic dos meus pais quando pequeno e lembro bem da minha empolgação de querer fotografar o nosso passeio ao Pão de Açucar. Tirei varias fotos de dentro do bondinho por aquele acrílico embaçado que fez as fotos ficarem sofríveis, mas criança não está nem aí para essas coisas.

Só conseguí saber a data pelas fotos – 1975.

Essas duas preto e branco foram no mesmo ano em uma colonia de férias do meu colégio.

Não sei quantas fotos mais bati, mas essas certamente foram as primeiras. Depois com o tempo, como toda criança, fui me desinteressando da maquina e acabou ficando pelas gavetas. Só fui voltar a me empolgar com fotografia nos anos 90 quando um amigo do meu pai me vendeu uma Praktica LTL, mas aí já é outra historia.

Valeu Mauro!

E você? Quando vai nos contar a história da sua Primeira Vez? ;-)

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • 23/10/2015 em 6:24 pm

    Legal os relatos e as imagens!!!

    Responder

  • Mauro R. Veiga
    02/05/2014 em 10:54 am

    Comigo não tem graça. Eu já brincava com uma Minolta Autocord do meu pai, daí nunca foi muita novidade, não passei perrengue.
    Mas é bem divertido ver os relatos da turma de agora acostumada com digitais ou SLRs tentando usar uma TLR em street e se enrolando com o enquadramento. :-)

    Fica a idéia, de repente um desafio tipo “Fora da Caixa: street com TLR”. ;-)

    Responder

  • Mauro R. Veiga
    01/05/2014 em 5:47 pm

    Sugestão de post: Minha Primeira Vez com uma TLR. ;-)

    Responder

  • Silas
    29/04/2014 em 11:44 am

    Muito legal. O incrível nessas fotos antigas é a qualidade da ampliação e do papel utilizado. Essas bordas com informações do ano em volta são o que acho mais bonito e cult. Tenho uma dessas de 1967. Gostaria de revelar minhas fotos clm essa qualidade, mas… Impossível nesse pais. Valeu!

    Responder

Deixa aí seu comentário!