2comentários

Dica Ultra-rápida: Visor Redscale

por em 01/05/2014
 

Hoje a dica é ultra-rápida pra não perder tempo, ok?

Eu tenho uma paixão por fotografar em redscale, aquela fotografia em que colocamos o filme negativo colorido com a película invertida dentro da câmera (pra saber mais clica aqui, aqui e aqui). Acho que as cores são interessantíssimas e é uma opção barata pra quem gosta de monocromáticos.

O que eu sempre tive dificuldade foi com o visor. Afinal o filme vai captar os tons de vermelho, mas no visor da câmera eu estou vendo as cores normais, ou seja, colorido. Por este motivo quebrei a cabeça durante algum tempo pensando em como corrigir isto, afinal eu sou super cegueta queria facilitar a minha vida.

Foi brincando um dia com os negativos já revelados que eu tive a ideia: porque não colocar um pedaço de filme já revelado na frente do visor e simular o que seria o redscale? Pois bem, foi o que fiz.

Como eu fiz:

  • Peguei um pedaço de negativo já revelado, daquela parte que fica sem nenhuma imagem.
  • Recortei do tamanho do meu visor ou do tamanho que melhor se adequar à ele (alguns visores são bem pequenos).
  • com fita adesiva colei o pedaço de negativo no visor (recomendo que se for numa SLR coloque na parte de trás, onde olhamos e não na lente. Colocar o negativo sobre a lente vai fazer ele funcionar como filtro e não vai ter o mesmo resultado.
  • Coloque o seu filme redscale na câmera e saia por aí. Pronto!

Não disse que a dica era rápida?

Algumas dicas:

  • O visor é só um auxílio e não vai alterar em nada os ajustes na hora de fotografar
  • Não coloque o negativo na frente da lente, pois se fizer vai criar um filtro para a lente e não um visor (mas se quiser colocar tudo bem a foto é sua e quem sou eu pra me meter)
  • Para câmeras TLR pode usar o negativo 120, fica uma beleza. Daí é escolher se no visor de cima, que é minha preferencia, ou na no visor frontal (aquela lente que fica em cima da outra lente).
  • As cores que vemos no visor redscale não serão exatamente as cores que a sua película irá captar, pois o negativo depende do tempo de exposição e da quantidade de luz pra definir as cores.

Gostou? Espero que ajude.

Abaixo uma galeria de imagens onde eu usei o visor redscale e que o resultado variou muito devido aos ajustes da câmera.

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!