5comentários

Vinho na mesa. E no filme também! – Parte 2

 

Na sequência de experimentos usando Wineol como revelador, o segundo teste se mostrou promissor! Se você ainda não viu a parte 1, corre aqui!

O grande motivo que me levou a modificar a receita original disponível na internet foi que a revelação precisava de 45 minutos e deixava o filme muito escuro (denso), dificultando a digitalização e aumentando o grão. Com a receita modificada o filme é revelado em menos de 15 minutos e sem problemas com névoa.

Desta vez vou liberar para vocês leitores uma receita que desenvolvi com amigos e pesquisando na internet:

1 garrafa de vinho tinto barato
40g de barrilha (carbonato de sódio)
10g de Vitamina C em pó
10g de sal de cozinha

O preparo é um pouco complicado e parece alquimia!

Eu usei o vinho tinto seco Chalise mais barato que encontrei. A mistura ficou com uma cor verde muito escura e com textura bem interessante, mas não se atreva a provar!

Detalhe para a cor do "vinho"

Detalhe para a cor do “vinho”

O modo de preparo é: Colocar o vinho em uma panela grande e levar ao fogo para reduzir. Depois que começou a borbulhar eu deixei em fogo baixo por 20 minutos até o vinho reduzir de 750ml para 500ml. Aparentemente isso ajuda a concentrar os agentes reveladores, evaporando o álcool e parte da água!

Uma vez reduzido é hora de deixar o vinho esfriar até 35 graus (a temperatura ideal para a barrilha dissolver). Acrescentei a barrilha aos poucos e mexi até dissolver por completo. Isso não deixa resíduos para filtrar no final como em outras receitas. Neste momento o vinho espumou, mudou de cor e começou a soltar um cheiro terrível!

Depois de bem dissolvido, foi hora da vitamina C em pó. A vitamina ser em pó é importante, pois ao contrário do Caffenol, não temos como dissolver comprimidos efervescentes em água antes de colocar na mistura. O uso de comprimidos efervescentes compromete a reação.

Depois de bem dissolvido, acrescentei o sal e levei ao congelador para resfriar rapidamente. 20ºC é o nosso alvo!

Revelador no tanque, 1 minuto de agitação constante seguidos de 5 inversões a cada minuto. Revelei Ilford FP4+ por 13 minutos e o negativo ficou fino mas bom para digitalizar, então recomendo usar entre 13 e 15 minutos como guia inicial e ajustar de acordo com o resultado desejado.

Para filmes de ISO 400 o revelador não é recomendado, mas quem experimentar e/ou ajustar a receita e quiser compartilhar, pode entrar em contato pelos comentários ou no Grupo do Facebook!

No próximo passo vou ajustar a quantidade de sal e o tempo para filmes de ISO 100, além de fazer testes com ISO 400 para ver se consigo chegar em uma receita melhor. Fiquem ligados para mais atualizações!

Agradecimentos especiais ao Paul Sweeney que me ajudou a desenvolver a receita! (Special thanks to Paul Sweeney for helping me create the recipe).

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • 12/05/2014 em 4:28 pm

    Essa fórmula também serve para revelar papéis p&b?

    Responder

    • Gabriel Chacon e Rodrigo Kairala
      14/05/2014 em 10:09 am

      Para papéis PB talvez seja mais interessante a fórmula sem sal e sem apurar o vinho… 400ml de vinho tinto, 40g de barrilha e 5 a 10g de vitamina C. Nesta receita é só misturar os ingredientes e não leva o vinho no fogo. No youtube tem um vídeo que mostra revelação de papéis com vinho tinto.

      Responder

  • Diego Galípolo
    08/05/2014 em 12:49 pm

    De curioso: o que aconteceu com o filme ISO 400 nessa revelação? Ou não chegou a testar ainda?

    Responder

    • Gabriel Chacon e Rodrigo Kairala
      09/05/2014 em 8:23 am

      Fiquei doente esta semana e não pude testar, mas em breve monto uma parte 3 com Ilford HP5! =)

      Responder

  • lannaemilli
    07/05/2014 em 1:02 pm

    Profissa demais! =)

    Responder

Deixa aí seu comentário!