1comentário

Usando uma garrafa de água como tripé!

por em 08/05/2014
 

É verdade que esta dica precisa de uma preparação prévia, mas eu tenho certeza de que você vai curtir.

Para quem me acompanha por aqui, sabe bem que eu amo um faça você mesmo e um use o que tem à mão para resolver o problema. Eu sou muquirana criativa!

Estes dias, vagando pelo mundo sem porteira que é a internet, vi um acessório num site gringo (Four Corner Store) que nada mais era que uma tampa de garrafa PET com um parafuso fazendo a garrafa se tornar um tripé. Achei barato e bem acabado e queria comprar um, mas escolhi um estilo de vida simples e não uso cartões de crédito. Então como fazer? Estudei a imagem por alguns segundos e decidi copiar o deles criar o meu.

O que usei:

materiais necessários

Os materiais: tampa de garrafa PET, EVA, conjunto de porca, parafuso e arruelas, furadeira, tesoura e chave de boa (que não está na foto, mas eu usei)

  • 1 conjunto de porca e parafuso tamanho 1/4 longo (o curto é ligeiramente menor, mas pode dar certo), custou R$0,50
  • 2 arruelas, custou R$0,10
  • 1 pedaço pequeno de EVA ou qualquer borrachinha. Não custou nada porque já tinha em casa.
  • 1 tampa de garrafa PET. Eu sempre tenho por aqui.
  • tesoura.
  • furadeira com broca de 1/4.
  • chave de boca Nº11 e alicate.

Como fiz:

  • cortei dois pedaços de EVA no tamanho das arruelas. Elas servirão para fixar um pouco mais as coisas no lugar.
  • Com muito cuidado peguei a furadeira e fiz um buraco no centro da tampa de garrafa. Tome cuidado porque a furadeira é um equipamento perigoso e pode causar machucados bem feios, sem falar no risco de furar a mesa ou danificar os móveis que tanto gosta. Procure um lugar seguro e use equipamentos de segurança. Se não sabe manusear, peça para quem saiba, ok?
  • Agora é montar as partes. Na parte de dentro da tampa coloque o EVA, a arruela, e o parafuso. Do lado de fora coloque o EVA, a arruela e a porca.
  • rosqueie tudo até ficar firme. Se precisar, use a chave de boca para auxiliar.
  • Está pronto! Pode instalar na sua garrafa

Por que eu achei legal? Imagina o seguinte: eu faço com frequência fotos de longa exposição. Muitas vezes quero usar mais de uma câmera ao mesmo tempo, mas só tenho um tripé. Com esta gambiarra posso usar mais de uma garrafinha para segurar as minhas câmeras. Eu sempre carrego pelo menos três tampinhas preparadas comigo, sempre dá pra descolar umas garrafas por aí, encher de água e ter um tripé. Então é só deixar as tampinhas na bolsa, prontas para a ação. Quebra um galhão.

Esta é uma gambiarra que não substitui um tripé convencional, acho que isto está claro!

A garrafinha tem que estar cheia de água, para dar peso e não sair voando com sua querida câmera. Quanto maior a garrafa, mais pesada e mais estável fica. Uma garrafinha de 510ml não suporta muito peso, portanto usar uma SLR pode não rolar. Câmera mais leves, como a Holga CFN ou 135, Diana F+, Smena ficam muito estáveis, mas não aguentam ventos muito fortes.

Gostaram? Deixa seu cometário aqui ou pelo Facebook através da Fan Page ou do Grupo.

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!