1comentário

Grandes coleções fotográficas no Google Cultural Institute

por em 13/05/2014
 

Nós jpa comentamos aqui no site sobre o Google Art Project, e sobre como ele disponibilizou um belo acervo da George Eastman House. Porém o Google Art Project morreu.

Não, pera… não é que ele morreu. Na verdade ele cresceu.Na verdade ele foi incorporado a um projeto maior, um “instituto”… :-)

O Google Cultural Institute é a mais nova cria do Google no que diz respeito a arte e cultura, e tem a pretensão nada humilde de mapear e disponibilizar online todo o acervo de todos os museus do mundo. Moleza né? Bom, tomara que consigam…

Super zoom!

Super zoom!

O site é cheio de ferramentas legais. Por exemplo, você pode montar suas próprias galerias de imagens pra consultar mais tarde, pode ver galerias de outros usuários, pode dar MUITO zoom mas fotos pra ver detalhes, pode, dentro das coleções, navegar por personalidades, datas, local, evento… enfim, muitas opções.

Quando acessei pela primeira vez, dei de cara com a chamada no site do que diz “Descubra exposições e coleções de museus e acervos em todo o mundo. Explore patrimônios culturais em detalhes incríveis, desde joias ocultas até obras-primas.”. Pois bem, quando acessei o site pela primeira vez não me fiz de rogado. Tratei de procurar o que o site tem pra oferecer de bom no quesito fotografia. E vejam o que encontrei em apenas meia hora de passeio:

George Eastman House
Sim, é a mesma coleção da qual falamos naquele post anterior, só que de cara nova, e com novos recursos. Vale muito à pena explorar…

Momentos Históricos
Essa é uma funcionalidade do próprio site que apresenta uma área com vários momentos históricos através de compilações de imagens. Excelente pra quem gosta de ver a história através da fotografia.

life1

Navegando por data…

Fundación MAPFRE
Excelente coleção da fundação espanhola, com quase 400 imagens que vão de 1900 a 2014!

Instituto Moreira Salles
O instuto brasileiro mais amigo da fotografia não poderia estar de fora. O IMS está presente com quase duzentas imagens históricas do seu acervo.

E por último, mas não menos importante (muito pelo contrário)…

LIFE Photo Collection
G
ente, são seis milhões de fotos disponíveis pra sua apreciação (mais especificamente 6.031.612 fotos). Dá pra passar A VIDA passeando pela coleção. Eu me perdi vendo as fotos da Segunda Guerra mundial

Uma coisa que infelizmente não encontrei foi uma forma fácil de encontrar imagens feitas por um determinado fotógrafo. Buscas por “Robert Capa” ou “Henri Cartier-Bresson” retornaram apenas fotos DELES ao invés de fotos feitas POR ELES. Mas é a vida. Não se pode ganhar todas. Até melhor, pra que a gente possa descobrir coisas novas… :-D

E ai, tá esperando o quê? Vai dar uma volta no museu! O http://www.google.com/culturalinstitute/ está te esperando!

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!