6comentários

Câmeras: sol faz bem, mas não em excesso!

 

É comum ouvir o pessoal que tem muitas câmeras falando que as que não estão sendo usadas devem tomar banho de sol para evitar fungos, mas sol em excesso pode fazer mal! Minha câmera vai ter insolação?? Sim e não.

Alguns cuidados são essenciais. Primeiro que as câmeras devem ser tratadas como pessoas com cuidado. Nada de colocar no sol de meio dia! O sol da manhã é o ideal. Apenas 10 minutos ou menos… nada de deixar o dia inteiro no sol!

Não coloque objetivas com tampas ou filtros. Você só vai aquecê-las! O que evita fungos são os raios UV, então se você coloca a objetiva no sol com um filtro UV na frente, não adianta nada.

As câmeras tem peças de borracha e TODAS tem graxa. A graxa pode engrossar, empelotar e virar uma espécie de cola quando a câmera esquenta, então nada de pensar que só porque sua câmera é manual e sem fotômetro ou qualquer parte eletrônica que não poderá ter problemas.

Tudo isso é importante, mas o motivo que me levou a escrever este artigo foi um acidente grave com uma linda Leica M6 de um colega do grupo do facebook, o Yuri Pesic.

Ele deixou a câmera no sol da manhã por 5 minutos, sem filtros ou tampas. Então qual o problema?

Ocorre que a Leica é uma rangefinder com cortina de pano (responsável pelo seu silêncio), ou seja, não existe espelho entre a lente e a cortina.

Todos nós quando crianças fizemos a experiência com a lupa ateando fogo num papel, certo?

lupa fogo

Colocar uma rangefinder com o foco no infinito apontada para cima faz exatamente isso. Queima um furo na cortina! E pior, como a cortina é preta, queima mais rápido que o papel que usamos na experiência da escola.

Yuri Pesic

Portanto fica o alerta. Banho de sol faz bem, mas com os devidos cuidados! Se você tem uma rangefinder com cortina de pano (não é só Leica! FED e outras russas também tem cortina de pano), é preciso ter cuidado especial! Remova a lente ou, se não for possível remover, não deixe o foco no infinito e coloque a câmera em pé, sem apontar diretamente para o sol. Talvez seja até bom travar em bulb antes de levar ao sol, para abrir a cortina.

Vale também lembrar que a remoção da lente de algumas rangefinder precisam de cuidados especiais para não desregular o telêmetro, então procure no manual de instruções o procedimento correto antes de fazer.

As fotos que o Yuri fez antes de perceber o problema saíram assim:

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • Guilherme
    11/10/2014 em 11:36 pm

    amigo, achei uma nikon aqui e parei aqui justamente por achar que a minha estava com um furo na cortina. A minha é uma Nikon F3-HP, tu acha que vale quanto uma dessas? E isso que está com acessórios, como dois flashes, obturador (bom, acho que é um hahaha) e a capa. A lente do obturador tá meio amarelada, nada que um conserto não resolva, e de resto tudo incrivelmente ok. Acabei encontrando na internet por até 1500 reais, mas tb por 400, então estou em dúvida hahaha valeu!

    Responder

    • Gabriel Chacon e Rodrigo Kairala
      14/10/2014 em 12:17 am

      Olá! Olha, lente “meio amarelada” pode não ser defeito. Algumas lentes são amareladas, outras verdes e até roxas! Isso é o coating, uma camada química protetora que funciona mais ou menos como o antirreflexo de um óculos.
      Sobre o preço, tudo depende do que vem no kit, a qualidade dos equipamentos e o estado de conservação. Vale levar a câmera para um técnico revisar antes de vender e ele pode dar uma boa ideia de preço… você pode conferir um próximo de você em http://lugares.queimandofilme.com/

      Responder

  • lannaemilli
    30/05/2014 em 1:21 pm

    Nãooo, uma Leica nããooooooooo :'(

    Responder

  • Mari
    17/05/2014 em 11:55 pm

    Oi,

    Tenho exatamente a câmera da foto que ilustra este post, Olympus Trip 35.
    Achei em casa, com um filme dentro. Revelei, tudo intacto.
    Alguma utilidade para ela ainda?

    Obrigada!
    Mari.

    Responder

Deixa aí seu comentário!