3comentários

Chuvografia…

por em 22/05/2014
 

Nota do autor: o nome engraçadinho acima foi inventado por mim. A autora das fotos e detentora da técnica abaixo não a utiliza, apesar de eu quase apostar que alguém já chamou as fotos dela de “rainography” antes de mim ;-)

Esse post vem da dica do leitor Anderson (and.tulia7) que nos mandou o link. Trata-se do trabalho da fotógrafa norte americana Klea McKenna que desenvolveu uma técnica de chuvografia que lhe permite fazer fotos usando somente papel fotográfico tradicional e chuva. Simples assim. Apesar dela não divulgar detalhes da técnica, sabemos que ela usa apenas uma folha de papel fotográfico tradicional, e noites chuvosas. Depois de exposto, o papel é revelado em um quarto escuro normalmente.

Agora… não sei vocês, mas fiquei bem curioso de saber como ela faz isso, e acho que descobri. Ela expõe o papel por um tempo bem curto (afinal, as gotas estão “paradas”, o que significa que o tempo de exposição foi bem baixo) em um ambiente escuro onde a única luz que bate no papel é a que está sendo refletida/refratada pelas gotas… tipo assim, ó: imaginem uma grande caixa preta aberta apenas em cima onde eu coloco o papel fotográfico em uma das paredes. Na frente da folha as gotas caem e o papel capta as luzes que passam pelas gotas, usando as gotas como centenas de lentes… e de onde a luz viria? Talvez da luz natural do local, e estaria acima da tal caixa.  Será que deu pra entender? ;-)

Bom, deixando a especulação de lado, vamos ver mais algumas fotos da moça. Você pode ver todas aqui no site dela.

 

 

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!