0comentários

A Câmara escura de Clyde Butcher

por em 16/07/2014
 

Hoje é dia de estréia de colaborador no QF. E pra nós é um prazer imenso ter esse novo colaborador na equipe. Trata-se de Nuno Leitão, responsável pelo excelente e respeitado site português Sagrada Película que já havíamos citado nesse post. Vale lembrar ainda que o Nuno é o terceiro colaborador de Portugal no QF, o que deixa o site ainda mais internacional ;-)

Nuno estreia no Queimando Filme falando de Clyde Botcher. Um fotógrafo de grande formato que tem coisas lindíssimas a mostrar.

Bem-vindo, Nuno! E que venham seus próximos posts! :-)
Formado em arquitectura, Butcher decidiu mudar o rumo da sua carreira depois de ver uma exposição de Ansel Adams em Yosemite. Ficou tão impressionado com o trabalho do fotógrafo, que começou a fotografar paisagens a preto e branco.

O choque frontal de um condutor embriagado com o seu filho nos anos 80 foi um evento que o marcou para sempre, levando-o a mudar-se para a Florida e a fotografar exclusivamente em preto e branco, com câmaras de grande formato; principalmente uma Deardorff 8×10”. Até hoje, Butcher tem vindo a documentar extensivamente a paisagem da Florida, com grande enfoque nos Everglades.

As fotografias resultantes atingem dimensões murais ( até 1,5×2,5m ) com um detalhe que só é possível devido ao suporte utilizado e à mestria do fotógrafo na câmara escura. O monitor talvez não faça justiça às fotos. Dizem que as fotos impressas de Butcher são de tirar o fôlego!

Terminamos com um vídeo em que Butcher faz uma visita guiada à sua câmara escura e ainda uma apresentação inspiradora nas TED talks.

Referências:
http://www.clydebutcher.com/

http://www.deardorffcameras.com/

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

Seja o primeiro a comentar!
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!