0comentários

Projeto “Lá Tinha”

por em 08/09/2014
 

 

Lá Tinha é um projeto que ensina jovens e crianças de Portugal a construir câmaras fotográficas artesanais a partir de latas de sardinha e alguns materiais encontrados em casa.

Criado pelo publicitário Bob Ferraz e o fotógrafo Diego Cunha, o projeto teve início em 2013 no bairro Cova da Moura, em Lisboa, onde 12 crianças tiveram a oportunidade de criar as suas próprias câmaras. Segundo os criadores, o grande objetivo é fomentar a criatividade, estimular a autoconfiança e as habilidades manuais. Os participantes nas oficinas são convidados a documentar o seu meio com as câmaras construídas.

O funcionamento é simples e com base na técnica de pinhole: apoia-se a câmara em algo fixo, um tripé ou até mesmo um muro. Abre-se o “obturador” durante cerca de três segundos (dependendo da quantidade de luz e do ISO do filme), fecha-se e roda-se o filme para a próxima fotografia. Quando o rolo acabar basta recarregar a latinha com um novo.

O grande trunfo desta iniciativa é a inclusão de jovens de meios desfavorecidos, pois permite-lhes criar um artefacto, fazer a fotografia e ver o resultado final. Esta experiência proporciona aos participantes o primeiro contacto com a fotografia analógica, usando um material tido à partida como lixo.

Em Setembro terá início uma nova oficina na Cova da Moura.

Em baixo um vídeo e algumas fotos dos participantes:

 

 

Via http://projetolatinha.com, mais fotos no flickr

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

Seja o primeiro a comentar!
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!