5comentários

Projeto Turista

por em 09/03/2015
 

Você já teve aquela vontade repentina de começar um projeto fotográfico? A minha veio em Julho de 2012.

Comecei a buscar referências na internet e mil temas apareceram em mente. Até que um projeto me chamou a atenção. O “Take a Photo” (que eu não consegui encontrar o vídeo e mostrar para vocês) mas era mais ou menos assim: uma pessoa deixava uma câmera em uma praça, e todo mundo que passava tirava uma foto e deixava a câmera lá para uma próxima pessoa.

Isso é o que acontece quando alguém (esse sou eu) que se acha um designer e resolve fazer o logo.

Isso é o que acontece quando alguém (esse sou eu) que se acha um designer e resolve fazer o logo.

E então, no mesmo dia eu vi um projeto do próprio Queimando Filme que tinha uma ideia incrível. Era o Queimando Filme pelo Brasil. Pessoas de diferentes cidades recebiam uma câmera analógica e tinham que fotografar um determinado tema, lembram? Não? Então vejam agora aqui.

Bom, o meu projeto já estava quase saindo do forno, mas a ideia de deixar uma câmera em uma praça aqui não ia rolar, e eu queria fazer algo no estilo do Queimando Filme pelo Brasil, mas com uma proposta diferente, e então uma luz acendeu na minha mente: E se eu conseguisse reunir 27 pessoas, uma de cada estado do Brasil? E se essas pessoas fotografassem um ponto turístico da cidade em que mora, e depois mandar a câmera para o próximo participante e assim por diante? Assim nasceu a ideia do Projeto Turista.

Ideia pronta, galera reunida, então era hora de começar o projeto.

A única regra era: Fotografar apenas um lugar da cidade. Aquele lugar/rua/monumento/arquitetura/etc, que você indicaria pra um turista que estivesse na sua cidade.

A câmera, uma Yashica MG Motor, saiu de São Paulo e foi para o Rio Grande do Sul e lá começou a jornada. Indo do Sul para a região Centro-Oeste, e então Norte, Nordeste e finalizando no Sudeste.

E isso é o que acontece quando um designer de verdade resolve criar o logo. (Feito por Brenno Cavalcante, participante do projeto, representando o Maranhão)

E isso é o que acontece quando um designer de verdade resolve criar o logo. (Feito por Brenno Cavalcante, participante do projeto, representando o Maranhão)

Tivemos alguns imprevistos, alguns atrasos, mas 2 anos e 5 meses depois, estávamos com as 27 fotos do Projeto. Pelotas, Florianópolis, Curitiba, Campo Grande, Goiânia, Brasília, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Boa Vista, Macapá, Belém, Palmas, São Luís, Teresina, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Jaboatão dos Guararapes, Maceió, Aracaju, Salvador, Manhumirim, Vitória, Rio de Janeiro e São Paulo. Essas foram as 27 cidades que a nossa câmera viu e registrou.

Só posso dizer que foi incrível. Conhecer, conversar com pessoas de todo canto do Brasil, e ver o que cada um gosta em sua cidade. E nesse projeto participaram amantes da fotografia, fotógrafos profissionais, amadores, e até pessoas que não tem nenhum contato com a fotografia no dia a dia, mas que quiseram participar, por terem gostado da ideia.

E aqui ficam os meus agradecimentos:

Contei com uma ajuda gigante do Queimando Filme e das meninas do Lomogracinha que me ajudaram a encontrar todos os outros 26 participantes.

E um agradecimento às pessoas que fizeram o projeto acontecer: André Cavalcanti Florentino (PB), Ariadne Monteiro (AM), Brenno Cavalcante (MA), Bruna Costanzi (SC), Cintia Tavares (BA), Clara Dourado (CE), Clive Gavin Andrews (AP), Eduardo Calazans (ES), Isabel Azevedo (RN), Isis Caroline (GO), Jacilene Colaço (PE), José Ignácio (MS), Ju Fontes (SE) Jul Sousa (AL), Juliane Benedito Ferreira (MG), Juliano Nicoletti (PR), Kalyua Vasconcelos (RR), Laercio Cruz (PA), Lorena Viana (PI), Maycon Kleber (TO), Monique Caroline (MT), Priscila Menezes (RS), Samuel Paz – também colaborador do QF – (DF), Taci Farias (RJ), Veriana Ribeiro (AC), Vitória Morão (RO), e eu, Yago Moreira (SP).

Nossa viajante

Nossa viajante

Beleza, Yago, mas e as fotos? QUEREMOS AS FOTOS!!

As fotos estão sendo postadas na página do Facebook https://www.facebook.com/ProjetoTurista

É só ir lá e ver as fotos que já foram postadas, curtir a página pra acompanhar a postagem das outras fotos, e mostrar para os amigos e a família :D

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!