3comentários

Teste ao Adox CMS 20

por em 08/05/2015
 

 

As películas são como vinhos tintos: têm cores diferentes, provêm de emulsões diferentes, uns custam R$2, outros R$5 ou mais. Há quem não se importe de beber vinho estragado e também há quem fotografe com películas fora do prazo. Se o Adox CMS 20 fosse um vinho, seria um vintage!

O Adox CMS 20 tem uma sensibilidade orthopancromática, segundo o fabricante nenhum outro filme tem mais nitidez, grão mais fino ou maior resolução (até 800 Ll /mm*). É possível fazer ampliações até 2,5 metros de diagonal sem perder qualidade, o que equivale matematicamente a uma câmara digital de 500 megapixeis. Este feito é conseguido com a emulsão especial de alta resolução monodispersa. Quando revelado com Adotech oferece uma excelente gama de meios tons.

Passemos agora à parte técnica: o filme foi exposto a 20 ASA e o processamento foi realizado num tanque JOBO 1510 manualmente.

OBS. Temp. Tempo
1- Adotech Agitação contínua nos primeiros 30”, depois uma inversão suave a cada minuto 24˚C 10m
2- Banho de paragem ácido Agitação contínua 20˚C 30s
3- Fixador Agitação contínua 20˚C 1m
4- Lavagem 20˚C 5m
5- Agente molhante Fora do tanque/espiral 20˚C 1m

Algumas imagens digitalizadas a 48.000 dpis no Epson V500 (sem edição):

 

Considerações finais

Não é um filme fácil de trabalhar, é bastante fino com facilidade para riscar e apanhar poeiras, mas se exposto e revelado correctamente o resultado final é espetacular. A resolução que atinge tem como limite a resolução da lente usada; tem um grão extremamente fino e uma fantástica exposição de latitude.

Cientistas dedicaram anos de pesquisa com o revelador Adotech, por isso não revele com outro quimico. Isso é como beber um bom vinho num copo de plástico.

Mais info aqui, podem comprar aqui.

Podem ver as fotos com toda a resolução no Flickr.

==================

  • Line pairs/mm – Um par de linhas é constituído de uma linha apagada e uma linha acesa adjacentes, enquanto linhas contam ambas as linhas apagadas e acesas. Uma resolução de dez linhas por mm significa cinco linhas apagadas alternando com cinco linhas acesas, ou cinco pares de linhas por mm. A resolução de lentes fotográficas e filmes são mais freqüentemente citadas como pares de linhas por mm.

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • letone
    11/06/2015 em 2:14 pm

    o frasquinho dá para revelar 6 filmes.

    Responder

  • Lula Mascarenhas
    26/05/2015 em 1:03 pm

    Onde posso revelar filmes P&B?

    Responder

  • Caio Cézar
    08/05/2015 em 3:34 pm

    O resultado é incrivel mesmo! Avaliando a resolução, contraste, grão e preço, é uma boa pedida! Nem o revelador nem o filme é caro, digamos que vale a qualidade. A pergunta é: Esse frasquinho é a conta para revelar um filme ou rende mais?

    Responder

Deixa aí seu comentário!