2comentários

Rubens Guelmann e suas fotografias resgatadas

por em 18/09/2015
 

Eventualmente, recebemos em nosso e-mail histórias bem legais. Histórias a respeito de equipamentos herdados, de viagens fotografadas com filme, etc. Mas, até então, não tínhamos recebido nada como o que postaremos agora. ;)

Rubens Guelmann, que se auto intitula um antropólogo visual, resolveu abrir um arquivo de imagens com mais de 45 anos! Mas não fica a meu cargo a apresentação: eis que eu deixo aqui, com a palavra, nosso querido Rubens:

Resolvi abrir o baú do tempo com as mãos firmes, sabendo que ia encontrar um tesouro guardado, sendo fotografo de rua e agora um “pirata de rua “esperava o momento de revitalizar o tempo, num mergulho agarrei o tempo imaginário para recomeçar a contagem, a maturidade retornou a juventude com experiência do tempo passado, pois envelhecemos com a mesma personalidade o que me alegra e confirma;

Imaginar ano de 1966, 49 anos atrás, quando saia pelas ruas com a maquina num mundo a ser descoberto, muito magico pois qualquer coisa ao redor de mim tinha um significado de pureza, ao rever noto que ai surgia a vocação para impulsionar o olhar.

Vejo que neste dois filmes de 120 mm, os meus primeiros filmes, que as ideias são autenticas e nelas a conservei dentro da mutação do próprio tempo, as imagens são o que são, de Salvador pobre, da 1ª expedição ao Recife passando por Paulo Afonso, Caruaru, e uma foto do Pão de Açúcar no Rio, e estatuas do parque no Jardim de Nazaré, sem retoques e sem correções, a ingenuidade adquirindo vida, tempo descongelado na memoria voltando a sentir me eternamente na mesma  juventude, eternamente jovem…

Notas das imagens clique na parte superior do Flickr item Informações – opções.

Você pode ver mais imagens dessa galeria abaixo:

Year 1966 - Rubens Guelman - My first film 120

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • Rubens Guelman
    03/01/2016 em 5:48 am

    Muito obrigado pelo comentário Valmir Góes, por gentileza envie me o seu e-mail para receber os projetos fotográficos mensais visto nos álbuns com textos de cronicas. grato Rubens Guelman – guelman@terra.com.br

    Responder

  • Valmir Góes
    02/10/2015 em 8:43 pm

    Muito bom! Obrigado por compartilhar.
    A página do Rubens Guelmann no Flickr é um registro fiel da sociedade moderna e nos proporciona uma viagem na história, no tempo e pelo mundo.

    Responder

Deixa aí seu comentário!